O Natal é por norma uma altura de tradições. Há pequenas acções que perduram no tempo, que passam de gerações para gerações e que sem elas o Natal é menos especial.
Coisas que os nossos avós e os avós deles já faziam, as vezes coisas mínimas mas com imenso valor sentimental.
Cá em casa tenho muitas tradições no mês de Dezembro, já que para mim todos o mês corresponde ao Natal.
O dia de decorar a casa é sempre o mesmo, as músicas que o acompanham trazem-nos memórias de outros anos. Cada ano compramos um enfeite especial, que é representativo daquele ano.
Os passeios pela cidade, admirar a decoração que adorna as ruas e as montras. As bebidas quentes a acompanhar a compra dos últimos presentes.
O dia da Ceia acompanhado por Sinatra, a cozinhar as melhores iguarias, o crepitar da lareira, a mesa brilhante. As gargalhadas da minha mãe, a dança, a luz.
Este ano tudo vai ser igual, no entanto, tudo diferente.
As tradições vão manter-se mas vamos criar novas. Diferentes. A ausência é a motivadora de uma nova vaga de acções.
O Natal está nas minhas mãos este ano. Todo o seu funcionamento foi delineado por mim, no entanto, por muito que ame esta época, com a mesma emoção que a estou a viver quero que ela passe mais rápido. Anseio a noite de 24 tanto como anseio Janeiro.
Mas há tradições que vou manter para sempre e que um dia vou passar aos meus filhos e netos. Tradições que me foram passadas pela pessoa que mais amava esta época. Por ela, o Natal será sempre mágico, brilhante e este ano, saudoso.
Desse lado, quais as vossas tradições de Natal?
Nota : Os looks de Natal saem amanhã no instagram do blogue. Passem por lá.