quinta-feira, 21 de setembro de 2017

O luto e o amarelo

Quando perdemos alguém muito próximo, além do luto inerente a essa perda à uma nova aprendizagem da vida, pois ela deixa de ser igual ao que sempre foi. Somos confrontados com novas realidades, desafios e somos abordados pelas mais variadas pessoas na procura de nos auxiliar nestes momentos tão crus e duros.

A morte é seguida pelo luto, que é um estado mental. Ponto. Mas habitualmente é transformado em regras e normas sociais que nos impõem ou nos auto impomos.

A cor favorita da minha mãe era o amarelo. Fazia-a feliz. E no momento de escolher a sua última roupa não duvidei um segundo. Nas celebrações fúnebres, os familiares mais imediatos foram vestidos de amarelo. 
E aqui começou o maldizer. 

Morbidez ou não, sempre foi uma conversa que tive com a minha mãe de como queríamos que fosse o nosso funeral. Era uma conversa que o meu pai e avó detestavam, mas que provou-se bastante útil na hora de decidir algo. Uma das coisas que a minha mãe sempre me disse e me influenciou uma vez que partilho da mesma opinião, é que a cor da minha roupa ou maquilhagem não reflectem de todo o sentimento que nutro por alguém. Ambas gostávamos de vestir preto, mas jamais por luto a alguém. O luto faz-se nas acções e não na roupa. Pelo menos foi assim que ela viveu a pensar e eu continuo a acreditar.
Por isso, o amarelo era a escolha lógica e absoluta. Aquele dia, um dos dias que ainda está tão baralhado na minha mente tal é a dureza das recordações, era para me "despedir" da minha mãe. E nada melhor do que usar a sua cor favorita.

Naqueles dias ninguém ousou dizer nada directamente, mas passados dias começaram os sussurros do uso do amarelo e como ninguém em casa usava o preto completo. Ninguém lhe fazia o luto.
Não me incomoda mas impressiona-me. 

Nunca tinha perdido ninguém que amasse verdadeiramente antes e a primeira pessoa que perdi foi uma das pessoas que mais amava. Arrancaram-me um pedaço da alma e as pessoas estavam preocupadas porque eu vestia jeans e t-shirt branca? Sério?
Acharam mal por usarmos amarelo e não nos vestimos todos de preto?

A hipocrisia sempre foi dos males que mais me perturbou mas quando se alinha com maldade fica algo indescritível. 
Aprendei nestes dias, mais uma vez, que nada que possamos fazer vai ser percebido e aceite por todos e assim, mais vale viver de acordo com o que acreditamos a viver uma vida miserável a seguirmos as regras dos outros. 

6 comentários:

  1. De facto as pessoas adoram falar da vida que não é delas e dizerem o pior que conseguem. Deviam perceber que a cor preta na roupa nesses momentos vai piorar o estado de espírito da pessoa que a está a vestir que, nesse momento, já é muito difícil. Beijinho*

    ResponderExcluir
  2. Uma homenagem tão bonita! Como é possível acharem mal? A sociedade de hoje é tão egoísta...Não dá para comentar :/

    http://missweetie.blogspot.pt/2017/09/my-travels-look.html

    ResponderExcluir
  3. Não consigo dizer nada, além do básico: vozes de burro não chegam ao céu! Muita força para ti. Beijinho

    ResponderExcluir
  4. "Felizmente" tive a "sorte" de só perder familiares pela ordem da correcta da vida, ou seja avós. Perder um pai nem consigo conceber! E espero que continue a não o conseguir conceber por muitos mais anos!
    Cada um tem o seu processo de luto e ninguém tem nada a ver com isso. Principalmente se esse era o desejo da pessoa que já partiu. Não entendo a fixação com o preto. Como se fosse uma cor a ditar o sentimento que temos. As pessoas mais velhas foram educadas assim mas cada pessoa tem o direito de fazer aquilo que acha mais correcto para si e para os seus.
    Eu não faço luto, só não visto cores "alegres" se vou a um velório ou funeral. A minha madrinha (era um avó para mim) quando faleceu já que era muito tradicional nisso fizemos ao jeito dela, vestimos preto e todos os meses da-mos uma missa por alma dela. Temos de honrar os nossos mortos do jeito que eles preferem e não do nosso. Acho tão egoista mandar bitaites sobre algo que não nos diz respeito e não estamos dentro.
    Se o amarelo era a cor preferida da tua mãe e a cor que melhor a homenagearia acho que fizeram lindamente! E não devem ligar a quem maldiz, porque essa gente são parasitas e não gente realmente interessada no vosso bem estar.
    Mas lá está façam o que fizerem toda a gente tem uma opinião e adora partilha-la e criticar o próximo! Enfim... gente pequenina!
    Beijinho enorme ^^

    ResponderExcluir
  5. Realmente não vale a pena. As pessoas gostam de falar e pronto.

    Tu sabes o significado, pessoas mais próximas sabem o significado e ponto.

    A nossa sociedade é virada para o preto mas noutra não se vestem até de branco e fazem uma grande festa?

    Realmente a hipocrisia das pessoas é demais.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. O preto não leva ninguém ao céu, sempre ouvi dizer. Mas depois são essas mesmas pessoas a criticar quem não veste preto para fazer luto. O luto em nada tem a ver com a cor da roupa que se veste, mas insistem em que sim. Já disse muitas vezes aos meus familiares próximos que não vou vestir preto um determinado numero de dias depois que morram. Não é a cor da minha roupa que dita o meu sofrimento, o meu respeito ou a minha forma de lidar com a perda. É ridículo regermo-nos por essas coisas mesquinhas quando está em jogo algo tão mais importante...

    ResponderExcluir