quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Pelo bom nome.

A casualidade com que, algumas pessoas usam palavrões, é algo que me fascina.
Sou sincera, eu uso alguns em algumas situações, sem peso na consciência.
A minha família materna é do Norte e todos sabemos como se usa cordialmente e até com alguma classe palavrões.
Sendo que muitas vezes não são usados sequer para ofender, acho que podem ser usados como uma descarga de adrenalina que nos alivia imenso. 

Agora o que eu não tolero mesmo são as pessoas que chamam nomes a filhos, maridos, país e por aí fora.
Expressões como "este cabrãozito" "esta putinha" este merdas", tiram-me do sério. 
Talvez por ser educada numa família onde isto jamais aconteceu, onde temos uma liberdade e confiança tão grande como o respeito um pelos outros, presenciar este tipo de manifestação é algo que me deixa perplexa.  

Já ouvi uma mãe chamar cabra à filha de 11 anos como se lhe tivesse a chamar princesa. Já ouvi uma irmã a referir-se ao irmão como cabrão, como se fosse o termo mais terno do mundo. 
A minha pergunta é, ninguém percebe que por muita banalidade que se use, termos pejorativo são sempre, sempre encarados como algo desagradável e marcante.

Acho que não se trata apenas de uma questão de educação, ou falta dela, mas sim do banalizar das palavras, que pode ser uma coisa boa.
Banalizar palavras pode tirar-lhes o seu poder, no entanto, no caso dos palavrões isso não acontece. Apenas aplicamos uma palavra, que mesmo descontextualizada, vais exercer, de alguma maneira, uma péssima energia na relação.

Melhor mesmo referirmo-nos pelos nomes que os nossos pais tão orgulhosamente escolheram. 

9 comentários:

  1. acho que muitas vezes as palavras estão demasaiado carregadas com a conotação que as pessoas lhes atribuem que se esquecem que em algumas zonas do pais é "normal" usar algumas expressões e não é considerado ofensivo. no norte é mais normal usar asneiras e as pessoas nao se ofendem... é tudo uma questão de conotação.. mas percebo o que queres dizer

    beijinho
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ai assim em família acho que fica feio haha eu não gostava. Mas com amigos ainda uso alguns na brincadeira :D

    ResponderExcluir
  3. às vezes no calor das discussões....

    ResponderExcluir
  4. Confesso que uso muito mas saem-me naturalmente e sem maldade e mesmo assim os pais não toleram muito bem. Quando é para ofender ou chamar alguém achoq eu não tem lógica nenhuma, tinha uma ex-vizinha que passava a vida a chamar aos altos berros "filha da ****" à filha, ainda bem que se foi embora :P

    ResponderExcluir
  5. Apesar de ser do norte essas formas de chamar os outros ainda me incomodam..
    Beijinhos

    Mia | my-world-vibes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente contigo! Conhecia uma rapariga que, cada vez que atendia uma chamada da mãe, dizia: "Olá, minha grande pu** de m****!!!" e isso causava-me tal desconforto... Aliás, quando ela o fazia na fila da cantina da escola, todos nós nos sentíamos mal, chegávamos a tapar os ouvidos ou a tentar falar mais alto para não termos que ouvir aquela porcaria!

    ResponderExcluir
  7. Concordo totalmente ctg! Aliás tira-me do sério mesmo...que raio de ambientes!
    Já eu não digo,..nem naqueles momentos de aperto eheh procuro sempre alternativas..:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Haha, percebo o que dizes, mas por acaso não partilho a opinião... Até acho engraçado o hábito, não penso que seja ofensivo e de certo modo até considero que pode obter uma conotação carinhosa entre pessoas próximas, embora possa soar 'cru' a quem está no exterior :) Penso também que ajuda a desmistificar palavras consideradas tabu, o que até é positivo :)

    ResponderExcluir
  9. É isso e aquelas pessoas que me chamam de "meu anjo" e "linda". Não sei qual dos dois o pior....

    ResponderExcluir