(capa muito semelhante ao livro que li pela primeira vez)
Muitos de nós tiveram o primeiro contacto com Eça no secundário a ler Os Maias. Eu tive a felicidade de o conhecer antes e ler algumas das suas obras.
Na casa dos meus avós havia uma colecção antiga das obras do Eça e eu costumava trazer um livro, à vez, para ler.
E foi assim que li O Primo Basílio. Creio que na altura o escolhi porque tinha um tio-avô materno que era a única pessoa que eu conhecia que se chamava Basílio, Maturidade nas escolhas.
Gosto muito de Eça de Queirós, sobretudo da sua fase realista, no qual se incorpora esta obra.
A sátira à sociedade lisboeta da época é fantástica, o enredo maravilhoso.
"O Primo Basílio", um romance de costumes publicado pela primeira vez em 1878, satiriza a moralidade de uma família burguesa da época. Jorge e Luísa são o típico casal burguês da classe média lisboeta. Para a sua felicidade estar completa, esperam apenas um filho. Mas este equilíbrio familiar fica em risco com a partida de Jorge para o Alentejo, onde irá ficar durante longas semanas. É então que Luísa, aborrecida e sozinha em casa, recebe a visita do seu primo Basílio, que lhe fizera a corte antes de partir para o Brasil e enriquecer. Basílio tece uma malha em volta de Luísa, arrastando-a para o adultério numa história de chantagem, imoralidade e tragédia.
(Sinopse retirada do site Fnac)
Ao longo dos anos já repeti e leitura e desfrutei ainda mais de alguns detalhes que me falharam pela pequenez, aos 11/12 ninguém tem maturidade para ler Eça!
É uma das obras indispensáveis da nossa língua.
Gostei muito da tua escolha.
ResponderExcluirBeijinhos
http://virginiaferreira91.blogspot.pt/
Fiquei muito mal impressionada com Os Maias, não gostei nada da obra e nunca mais dei uma oportunidade aos livros do Eça :P Mas creio que, tal como o Saramago, a obra escolhida não deve diminuir o seu mérito, por isso vou tentar ler outro
ResponderExcluirGosto da diversidade do teu blog! E gostei desta escolha!
ResponderExcluirUm grande beijinho
elisaumarapariganormal.blogspot.pt
no meu secundário Os Maias foi substituído por A Cidade e as Serras ... e eu adorei!
ResponderExcluirAdoro Eça de Queiros!!!
ResponderExcluirDe facto, o meu primeiro (e único, até agora) com Eça de Queirós foi através d'Os Maias mas o bichinho ficou e, sem dúvida, este livro está na minha wishlist e espero poder ler e reler até encontrar esses detalhes de que falas :)
ResponderExcluirGostei muito do teu blog, segui! *
Beijinhos,
http://thelostlouboutin.blogspot.pt/
Li nos tempos de estudante!
ResponderExcluirIsabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
nunca o li, dá para acreditar!?
ResponderExcluirEu ainda tenho Os Maias para ler. Na altura da escola, acho que ninguém tem a vontade nem a maturidade para ler um livro destes e compreendê-lo. Como ainda é um livro longo e cheio de detalhes, ainda não chegou a hora de pegar nele. Tenho uma série de livros que quero ler primeiro :)
ResponderExcluir