quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Livro da semana, O Primo Basílio, Eça de Queirós



(capa muito semelhante ao livro que li pela primeira vez)

Muitos de nós tiveram o primeiro contacto com Eça no secundário a ler Os Maias. Eu tive a felicidade de o conhecer antes e ler algumas das suas obras.
Na casa dos meus avós havia uma colecção antiga das obras do Eça e eu costumava trazer um livro, à vez, para ler. 
E foi assim que li O Primo Basílio. Creio que na altura o escolhi porque tinha um tio-avô materno que era a única pessoa que eu conhecia que se chamava Basílio, Maturidade nas escolhas.

Gosto muito de Eça de Queirós, sobretudo da sua fase realista, no qual se incorpora esta obra.
A sátira à sociedade lisboeta da época é fantástica, o enredo maravilhoso. 

"O Primo Basílio", um romance de costumes publicado pela primeira vez em 1878, satiriza a moralidade de uma família burguesa da época. Jorge e Luísa são o típico casal burguês da classe média lisboeta. Para a sua felicidade estar completa, esperam apenas um filho. Mas este equilíbrio familiar fica em risco com a partida de Jorge para o Alentejo, onde irá ficar durante longas semanas. É então que Luísa, aborrecida e sozinha em casa, recebe a visita do seu primo Basílio, que lhe fizera a corte antes de partir para o Brasil e enriquecer. Basílio tece uma malha em volta de Luísa, arrastando-a para o adultério numa história de chantagem, imoralidade e tragédia. 
(Sinopse retirada do site Fnac)

Ao longo dos anos já repeti e leitura e desfrutei ainda mais de alguns detalhes que me falharam pela pequenez, aos 11/12 ninguém tem maturidade para ler Eça!
É uma das obras indispensáveis da nossa língua. 

9 comentários:

  1. Gostei muito da tua escolha.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito mal impressionada com Os Maias, não gostei nada da obra e nunca mais dei uma oportunidade aos livros do Eça :P Mas creio que, tal como o Saramago, a obra escolhida não deve diminuir o seu mérito, por isso vou tentar ler outro

    ResponderExcluir
  3. Gosto da diversidade do teu blog! E gostei desta escolha!
    Um grande beijinho
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. no meu secundário Os Maias foi substituído por A Cidade e as Serras ... e eu adorei!

    ResponderExcluir
  5. De facto, o meu primeiro (e único, até agora) com Eça de Queirós foi através d'Os Maias mas o bichinho ficou e, sem dúvida, este livro está na minha wishlist e espero poder ler e reler até encontrar esses detalhes de que falas :)

    Gostei muito do teu blog, segui! *

    Beijinhos,
    http://thelostlouboutin.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Li nos tempos de estudante!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda tenho Os Maias para ler. Na altura da escola, acho que ninguém tem a vontade nem a maturidade para ler um livro destes e compreendê-lo. Como ainda é um livro longo e cheio de detalhes, ainda não chegou a hora de pegar nele. Tenho uma série de livros que quero ler primeiro :)

    ResponderExcluir