sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Expressões que quero acabar em 2016.

Eu já estabeleci as minhas metas para este ano, no entanto há uma coisa que quero mesmo trabalhar. A eliminar algumas expressões que uso e não gosto nada.
Sempre me congratulei de ter um vocabulário bom mas estas pequenas expressões matam o meu querido léxico. 
Há, claro, expressões que uso e vou continuar a usar e são quase uma imagem de marca. Chamo babe e baby a todas as pessoas de quem gosto. É engraçado chegar ao pé dos meus pais quando estão com amigos e chamar o meu pai de baby, mas é algo tão meu que ninguém reclama. 
Cada vez que atendo o telemóvel a alguém que me é muito próximo atendo com um "hey babe" e há poucas coisas que sejam tão Nádia
Agora, estas que se seguem, vão desaparecer!

Epáááá e Tipo. São duas palavras que uso e abuso e detesto. O épa é mesmo assim arrastado e uso-o sempre que alguma coisa me irrita, quando estou a pensar e a falar ao mesmo tempo, quando quero mandar alguém dar uma volta. Uso-o porque sim e porque não. Não faz qualquer falta ao meu vocabulário e precisa de desaparecer. Em conjunto está o tipo. É provavelmente a palavra que eu mais detesto usar mas que uso na mesma. Está enraizado e eu detesto tanto!

Filho/a e Filhinho/a. Bem, a palavra em si não tem nada de mal, agora chamar ás pessoas filho e filhinho como se fosse uma mulher de 80 anos, não me parece bem. Eu chamo filho/a aos meus pais, ao meu namorado, até à minha avó. Sem contar que todos os meus amigos são meus filhinhos. É algo que também não penso, chamo só. E faz-me parecer tão brejeira. 

Expressões religiosas. Eu não sigo nenhuma religião tão pouco acredito em alguma, por isso tem alguma piada quando me sai algo como "aí por amor da santa" ou "valha-me deus". É verdade que são expressões que estão presentes no nosso vocabulário popular e crescemos a ouvi-las mas isso não me acalenta. Não me sinto minimamente feliz por usar este tipo de expressões e até sinto uns laivos de hipocrisia cada vez que as utilizo. Assim, vou ter de trabalhar para as eliminar.

O grande problema disto tudo é como me vou policiar. 
Eu não estou a ser snobe, porque sou até bastante liberal com o vocabulário, sendo que metade da minha família é do norte do país, não fico nada impressionada com um palavrão e digo-os também, quando calha. Agora estas são expressões que realmente não gosto e não acrescentam nada.
Porque convenhamos, uma boa caralhada no momento certo é como um bálsamo para o espírito. 
Posto isto, alguma ideia que me ajude a parar com elas?

10 comentários:

  1. Eu é que me ri com este post! Demais!! Bem, vai ser um pouco dificil mas não custa tentar! Há expressoes que já fazem parte do nosso "eu"..:)
    Vai dando feedback desta tua nova missão:)
    Quanto aos palavrões é coisa que me orgulho de não dizer...:) Não há ninguém que me faça perder a "pose" ehehe :) Mas admito que nalguns casos faça bem ao espírito:)
    beijinhoooos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. "uma boa caralhada no momento certo é como um bálsamo para o espírito" TOP!!!! Ahahahah

    São todas palavras e expressões que não me importaria (também) de abolir do meu vocabulário...
    Não sei como te ajudar nesta missão, mas por favor vai mantendo as "babes" a par da evolução :)

    ResponderExcluir
  3. Eu já tive o tique do "tipo" e do "bué" felizmente com disciplina consegui corrigir isso pois de facto era algo que me irritava! Também sou muito de tratar as pessoas mais chegadas por babe :)
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Eu também tenho algumas palavras/expressões que gostava de as abolir do meu vocabulário! Uma delas também é a palavra "tipo".
    Quanto a ideias para acabar com elas, não é fácil. Mas a minha melhor sugestão é que peças às pessoas com quem estás mais tempo para sempre que disseres alguma dessas palavras te chamarem à atenção.

    ResponderExcluir
  5. Eheheh! Muito bom este post!

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Eu também tenho a mania de usar "filhinho" quando alguém me irrita ou está a ser extremamente burra haha "Oh filhinho não tens mais que fazer?" "Foi o que acabei de dizer filho" e agora que falas nisso, é mesmo expressão à velha... opsie!! Mas tambem fazem de nós aquilo que somos, não me preocupa muito... até porque controlo bem em situações formais!

    beijnho,

    Marlene,
    McTBeauty: http://mctbeauty.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. Também uso imenso o tipo e queria imeeeenso parar! Às vezes irrito-me a mim própria
    Kisses,
    Messy Hair, Don’t Care | Giveaway Zara 25€ Gift Card

    ResponderExcluir
  8. Percebo-te tão bem! Não é falta de vocabulário, é mesmo o hábito. Aqui há tempos também decidi acabar com o "bué" e o "fixe", que digo muito. Não consegui, mas sou feliz anyway :P

    ResponderExcluir
  9. Também sofro do mesmo mal, há expressões que já são tão automáticas que saem sem querer. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. ahahah de mais, adorei o post, nem sabes o que me ri! Eu sou exatamente igual, ás vezes as palavras saem da boca e só depois é que começo a pensar no tão ridículo que parecem, eu sei que são só expressões mas eu uso e abuso delas, mesmo quando não fazem muito sentido xD

    Beijinhos e boa sorte com isso
    http://the3oclock.blogspot.pt

    ResponderExcluir