quarta-feira, 4 de novembro de 2015

É triste mas é verdade!

Na sexta - feira quando regressava a Lisboa de uma semana por Aveiro, aconteceu uma situação tão incomoda como triste.
Eu viajo sempre de comboio. Já percorri quilómetros e quilómetros e já vi muita coisa acontecer dentro de cada carruagem.
Como quem viaja regularmente sabe, viajar com bagagem maior pode ser um problema. Há apenas os compartimentos perto das portas para albergar essas malas e se todos os passageiros viajassem com bagagens enormes era impossível. Por esta razão há que ter bom senso. Se tenho uma mala pequena, coloco na divisória em cima do meu lugar (onde prefiro 1000 vezes, gosto das minhas coisas perto de mim) e o assunto fica resolvido.
Ora na sexta - feira, um senhor colocou duas malas diminutas num desses compartimentos. Uma rapariga que viajava com uma mala realmente grande, cuidadosamente retirou as malas do senhor para outro compartimento, onde estava uma mala mais pequena que a dela e dava perfeitamente para colocar as malas do senhor em plena segurança.
É bom realçar desde já que este senhor é uma daquelas pessoas enervantes que não fica quieta um segundo, te encara, passeia pelo corredor, ouve as conversas alheias.
Num desses seus passeios pelo corredor deslocou-se à sua mala e o dialogo que se seguiu foi surreal.
- Quem mexeu na minha mala? (Dito num volume bastante alto e com um sotaque alemão carregado)
- Fui eu, a sua mala estava a ocupar o lugar todo e eu coloquei no debaixo para puder colocar a minha mala que é muito grande. (Disse a rapariga claramente alarmada pelo tom de voz)
- Acha que tem o direito de por as mãos nas minhas coisas? Mal educada! E se tivesse uma obra de arte dentro da mala? Tinha estragado tudo! Vocês portugueses são além de gente de terceiro mundo muito mal educados! Detesto isto tudo.
Neste momento já estava toda a carruagem parada a olhar para ele.
Mas não ficou por aqui.
Voltando a sentar-se, claramente irritado, olhou para a rapariga do outro lado do corredor que ia a ver uma serie sem fones.
Eu também não gosto de quando somos obrigados a ouvir o que os outros querem, mas neste caso aquilo estava realmente baixo, quase imperceptível com o restante barulho da carruagem.
E seguiu-se o seguinte monologo:
- A menina não pode colocar fones. Isso é má educação. Sabe quando um professor está a falar e os alunos falam por cima, é isto que está a acontecer. Estou a usar uma analogia. Sabe o que é uma analogia? Claro que não. Gente muito mal educada.
Nisto uma senhora, claramente farta da má educação do senhor disse-lhe que má educação era encarar as pessoas e andar de um lago para o outro a incomodar toda a gente.
O senhor encarou a senhora com um olhar altivo e disse-lhe:
- Cala-se. O seu deus não a salvará!

E foi isto.
Além de mal educado, preconceituoso e irritante o senhor também é um idiota.
É triste mas é verdade. 

2 comentários: