quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Série da semana, Who is America?



Os EUA são detentores de uma dualidade nunca vista. Se por um lado são uma terra de sonhos e oportunidades, são por outro lado, uma sociedade que leva a prepotência e ignorância a um novo nível.
A maioria de nós já se deparou com alguma noticia e a frase "Isto só na América!" nos assaltou a cabeça, porque há coisas que só na "América". 
No seguimento disto, Sasha Baron Cohen, ou Ali G, Borat ou Bruno, teve a brilhante ideia de fazer uma série onde através de alguns bonecos, simula situações onde pretende expor não só várias personalidades do quadro político e social norte-americano, como o cidadão comum. 

Li várias críticas em órgãos sociais norte-americanos a frisarem como a série falha o ponto, como não tem nada de novo para mostras. E depois de ver alguns episódios fiquei ainda mais preocupada. Porque, na minha opinião, a série mostra muito. 
É verdade que algumas das grandes figuras que foram "apanhadas", como Bernie Sanders não tiveram qualquer problema porque se desmarcaram da situação com alguma facilidade mas há uma longa fila de figuras a mostrarem uma nova face nesta série, como podem ler neste artigo

Entre os vários bonecos criados para esta série, o melhor para mim é o do militar Erran Morad, um especialista em terrorismo que leva cada participante a fazer coisas inacreditáveis. As situações são tão ridículas que a vergonha alheia é o sentimento que prevalece enquanto os minutos passam.

É uma boa opção para quem quer entender um pouco melhor a "América" que nem sempre nos entra em casa, aquela muito distinta da glamorosa, citadina e evoluída dos filmes. 


2 comentários: