terça-feira, 6 de março de 2018

Eu, Nádia Sofia, me confesso.

Quando uma mulher engravida, além de todas as coisas inerentes, o futuro nome é uma grande questão.
Todos nós temos uma ideia de qual nome queremos dar aos nossos filhos, quando e se os tivermos. Pode ser em homenagem a alguém, por gosto ou por moda. No entanto, muitas vezes, esquecemos que esse nome fica com a pessoa para sempre. Sempre!

Os meus pais tinham dois nomes, cada um mais horrível que o outro. Isto antes de eu ser sequer feita, o meu pai gostava do nome Elita e a minha mãe do nome Branca Flor. Tenso!
Mas quando a minha mãe engravidou, um discernimento muito necessário assolou-se deles e puseram estas pérolas de lado e chegaram ao nome Nádia. 
Nádia é um nome muito dos anos 80 e quase todos sugiram da mesma fonte. Ambos os meus pais gostavam de ginástica e a maravilhosa Nadia Comăneci foi a influência do meu nome. 
Nada mau ter o nome do primeiro perfect 10.0 a influenciar o meu nome.

Eu adoro o nome Nádia. Acho-o forte, com personalidade e identidade. É um nome que se adequa imenso a mim.
Mas depois, os meus queridos pais arruinaram tudo. Atenção, eu gosto de Sofia. Acho um nome bonito e era capaz de chamar Sofia a uma filha. No entanto, mais uma vez os anos 80 a fazerem estragos, para quê o segundo nome? Para quê o Nádia Sofia?
O Sofia é um um corpo morto no meu nome. Não uso, não me identifico, não sou. A única pessoa que o usa é o Eddie para me atazanar e os meus pais durante a infância/adolescência para me aterrorizar quando fazia asneiras. Para mais nada. Nunca!

Devo confessar que chego a estremecer quando tenho de dizer o nome completo e muitas vezes utilizo um simples S. para não colocar a tristeza da combinação que os meus pais arranjaram. Não gosto mesmo.

Alguém se identifica? Muitas pessoas traumatizadas com as escolhas dos seus pais?

8 comentários:

  1. Quando a minha mãe engravidou estive quase a chamar-me Alexandra, que é um nome que não consigo gostar. Felizmente a minha mãe lembrou-se de Cláudia e a coisa melhorou. Também tenho Sofia como segundo nome e por acaso acho que os meus dois nomes conjugam bem. Mas também nunca o usei para nada e até me esqueço que ele existe. Quando for mãe vou pôr um só nome à criança!

    ResponderExcluir
  2. Eu era para ser Susana mas ficaram-se pela Ana Rita e odeio Ana :P Toda a gente me chama Rita e se me chamam Ana Rita é melhor fugir, fiz asneira ehehe

    ResponderExcluir
  3. Felizmente, tenho um só nome. Ainda bem, porque não sou fã de colocar segundo nome (com algumas exceções), e certas combinações são terríveis. Também só coloquei um nome à minha filha, bem simples e pequeno, assim como o meu. Ainda bem que não se lembraram de me chamar "Maria Inês" ou algo do género, porque eu iria odiar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Por acaso concordo contigo acerca do nome Nádia. Acho um nome bastante poderoso :)

    O Sofia, realmente vem acrescentar algum 'floriado'... Entendo. Mas também acho um nome bonito, já agora não sei se já sábias mas significa sabedoria... ;)

    Eu gosto bastante dos meus dois nomes em conjunto :)

    Beijinho grande *

    ResponderExcluir
  5. Por acaso não desgosto do meu nome... =P
    O teu, bem, Nádia só, era melhor =P

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Sofia é o meu segundo nome, mas é o nome pelo qual toda a gente me trata, porque o meu primeiro nome é o mesmo da minha mãe. E, lá está, nem é que eu desgoste do nome, mas para quê??? Ainda para mais quando já sabiam que nem me iam chamar por ele!

    ResponderExcluir
  7. Yap, super traumatizada com a minha combinação. No entanto, o primeiro sozinho também não é mau :P Ao menos identificas-te com o primeiro nome, melhor do que nada! :)

    ResponderExcluir
  8. Eu, por acaso, gosto muito da conjugação de dois nomes (desde que seja bem feita) e isto talvez se deva ao facto de gostar bastante dos meus dois nomes: Filipa e Daniela. Combinação típica dos anos 90, mas eu adoro, ahah ;D

    ResponderExcluir