sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Especial Natal 2017 - It's the most wonderful time of the year

O mês de Dezembro é a minha altura favorita do ano, excepção feita apenas ao Verão por razões exclusivamente meteorológicas
Como não tenho nenhuma religião, o Natal é muito mais do que a festividade religiosa. É a festa do amor, da família e dos amigos. O Natal começa no dia 1 de Dezembro e vai até ao dia 25, festejando o amor a cada dia.

Na minha família o Natal é uma coisa séria. Já várias vezes aqui mencionei a sazonalidade que a minha mãe me ensinou a amar, a comemorar cada época e o Natal é o ponto alto dessa comemoração. 
A decoração é colocada no dia 1, com todo o empenho e cuidado. Os jantares de amigos e família estendem-se pelos dias até ao dia 24, a noite mais especial do ano.
Não oferecemos presentes por oferecer. Pensamos neles e nas pessoas que vamos presentear, com um empenho sério. Houve um ano que liguei para mais de 30 perfumarias pela Europa fora para encontrar o perfume da vida da minha mãe, que foi descontinuado. Depois de dois meses de busca e muitas conversas telefónicas estranhas consegui achá-lo numa perfumaria em Espanha e no dia 24 lá estava o Le Copains em baixo da árvore. Ou no ano em que os meus pais me ofereceram uma viagem e dinheiro para gastar no destino e acharam que tinha piada espalhar €1000 em notas de €5 por várias caixas. Ou quando oferecemos uma viagem aos meus pais à Disney e lhes demos todo o arsenal do Mickey e Minnie. São memórias especiais, momentos marcados na alma. 

Este ano vai ser diferente. A alma do meu Natal não está. Não vou roubar bilharacos no meio do seu preparo e ela não vai ralhar comigo. Não vamos "discutir" as cores da mesa da ceia. Não vou dançar e cantar as nossas músicas de Natal com ela. O meu Natal nunca mais vai ser igual.
Muitas pessoas me perguntaram se ia festejar o Natal. A resposta sempre foi clara na minha cabeça mas sobretudo no meu coração. Vou.
Por mim, por tudo o que ela me fez amar mas sobretudo, por ela. Porque era a altura favorita do ano da minha mãe. Porque ela era ainda mais feliz e radiante nesta altura do ano. Porque ela ensinou-me que a magia não morre, mesmo quando os mágicos não estão mais presentes.

Assim, vamos dar as boas vindas à mais incrível época do ano. 

4 comentários:

  1. Confesso que é com tristeza que leio o teu post pois imagino quão dificil será esta época para ti. Mas ainda assim, o que disseste faz todo o sentido. Se é uma época mágica, se existem tradições aí em casa, acho que devem manter, porque mantem vivo o espirito de alguém muito querido, certo? acho que fazes maravilhosamente bem!

    Há passatempo a decorrer no meu blogue, espreita se quiseres participar! Beijinho *

    ResponderExcluir
  2. Sabes que me fizeste chorar? Que aperto...

    Sei bem o que é passar o Natal, a 1ª vez, sem esta ou aquela pessoa.
    Mas também sempre decidi que ia continuar a "festejar".

    Faço tudo como fazia antes, como se as pessoas estivessem comigo.

    Uma beijoca grande <3

    ResponderExcluir
  3. Não imagino o que seja uma perda dessas, mas acredito que seja difícil. No entanto, acho que fazes muito bem em festejar esta época da mesma maneira que a tua mãe te ensinou a festejá-la, vai ser uma honra à sua memória (= Bom mês de Dezembro e bons preparativos para o Natal!

    ResponderExcluir
  4. Adoro a tua sobriedade mental. Acho que a tua mãe fez um excelente trabalho contigo. Um beijinho especial para ti nesta época, agora cabe a ti continuar a trazer a magia do Natal à tua família :)

    ResponderExcluir