sexta-feira, 12 de maio de 2017

As pessoas e as crenças.

Sempre que me perguntam directamente qual a minha crença, normalmente pergunta que segue à minha afirmação de falta de crença em Deus, a minha resposta é sempre a mesma. 
Eu não acredito em Deus, acredito nas pessoas. E esta afirmação não pode ser mais verdadeira. 

A minha falta de crença em Deus, qualquer um que seja, tem as suas justificações privadas. São minhas, que partilha com quem quero. 
Ao contrário do que muitos crentes fazem, não promovo a minha falta de crença. Defendo-a caso a ataquem, mas não faço disso uma bandeira.
E sobretudo, respeito imensamente a crença de cada um. E defendo o seu direito de a ter.
Sendo criada numa família católica, muita da minha educação tem por base esta crença. E não a renego. A maioria dos meus familiares é católico, muitos praticantes, por isso frases como "Graças a Deus", "Dorme com Deus" e  "Se Deus quiser", são normais. E isso não me causa nenhum constrangimento.
Sou sincera que há muitas coisas na religião, em todas elas, que me deixam assustada e irritada. Mas como já referi, respeito o direito de crença de cada um.

Toda esta conversa para falar dos momentos que se vivem em Fátima. Amanhã é um grande dia para os crentes católicos. O seu líder estará presente num grande momento para o santuário de Fátima. Líder esse, que aprecio particularmente. 

Mas o que me faz falar nisto não é o momento, são sim as pessoas.
Ao longo dos últimos dias tenho visto em reportagens, milhares de pessoas em peregrinação para Fátima. E este, é mais um momento que me faz acreditar nas pessoas.
Independentemente do que as move, é absolutamente comovente ver a alegria e o espírito de sacrifício.
São estas coisas que me fazem acreditar que o ser humano é um ser absolutamente fantástico. Podem usar a fé como bengala, mas a verdade, é que são capazes de ultrapassar desafios e obstáculos impensáveis.

Posto isto, acreditem no que quiserem. No que vos aquecer o coração e a alma. Mas nunca se esqueçam de acreditar nas pessoas. Nós somos maravilhosos, mesmo que por vezes tentemos provar o contrário. 
  

7 comentários:

  1. Eu sou católica, não praticante, mas sou como tu: a maioria das coisas religiosas não me trazem paz nem fé, trazem-me medo e retranca. Também não acredito nas pessoas, por questões pessoais, deixei de acreditar nas pessoas há algum tempo. Quando preciso de me agarrar a algo para superar? É dificil, porque não me agarro à fé, agarro-me ao Karma. Não critico quem é religioso, cada um tem as suas crenças para conseguir superar provações, critico e julgo quem se agarra a crenças para praticar o mal. Critico falsos moralismos e por aí fora. Sou do bem e isso basta-me.

    ResponderExcluir
  2. Eu pessoalmente ainda não sei em que acredito nesta fase, mas é como dizes, acho que ninguém deve impingir nada a ninguém!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que existe algo superior a nós mas acima de tudo, tal como tu, acredito nas pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Não podia estar mais de acordo quando falas em acreditar nas pessoas. Claro que tenho uma opinião muito particular sobre Fátima, como ateia que sou. Ainda mais quando temos o estado envolvido, milhões de euros gastos e tolerâncias num estado supostamente laico. Com isso sim, como contribuinte tenho problemas. Agora questão de fé é de cada um e deve ser tão respeitada como qualquer outra opção ou característica.

    Beijinho.
    O Meu Dolce Far Niente
    |Facebook| |Instagram| |Twitter|

    ResponderExcluir
  5. Adorei o que escreveste.
    Eu adorava ter ido lá, a pé, infelizmente não consegui e ainda é caro =/
    Mas sou católica, não praticante e também não concordo com tudo o que a igreja diz e aliás, não concordo nem sigo tudo. Também não ando aí a pregar para quem não liga =)

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, querida :)

    Concordo a 100%. Acredito que exista uma força superior, o que é, não sei. Acho que a Fé está mesmo no "acreditar" e se ter Fé é acreditar que as pessoas têm força para se sacrificar perante o que mais anseiam, então, sim, acho que todos devíamos ter muita fé!

    NEW REVIEW POST | KIKO MILANO: Tropic Heat Dewy Stick
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  7. Acho que o mais importante é acreditar, não importa no que seja. Eu também não acredito em qualquer Deus mas respeito quem acredita. Acho que cada um tem direito a acreditar naquilo que o faz sentir melhor!

    ResponderExcluir