terça-feira, 9 de maio de 2017

Aprender a viver com menos.

Há cerca de duas semanas comecei a fazer uma limpeza cá em casa. 
Comecei pelas roupa, tirando as de Outono/Inverno para guardar e substituir pelas da nova estação. Claro que aproveitei e comecei a retirar tudo o que não queria. Pois bem, entre a minha roupa e do E foram 8 sacos de roupa para doar. E continuamos a ter roupa para usar sem repetir durante três meses.

Depois de me aperceber desta realidade, comecei a olhar em volta e a conclusão não é boa. A nossa casa está repleta de coisas a mais. Não, não é o estilo dos acumuladores que vemos na tv, mas há demasiadas coisas que simplesmente não são necessárias.
A titulo de exemplo, tenho 36 canecas na cozinha, fora os dois conjuntos mais arrumadinhos. 36 canecas??? É verdade que bebo muito chá, mas também é verdade que na maioria dos dias uso as mesmas 2/3 canecas. 
Outra questão são as toalhas de banho. Claro que são necessárias, mas ter toalhas para trocar todos os dias durante um mês sem repetir é demais.
Tudo é demais.

Comecei a sentir-me realmente sufocada e a pensar porque precisava de tanta coisa. 
Não vou entrar nas teorias de psicologia, porque realmente não estou a tentar ocupar um vazio com bens materiais.
O que se passa de verdade é que vivemos numa sociedade que nos diz para comprar, que nos faz desejar comprar e que nos marginaliza se não compramos.
E eu cansei-me disso.
Estou exausta e assustada. Estou revoltada comigo e com o mundo. Porque eu não quero viver uma vida repleta de objectos sem sentido.
E isto serve para tudo. Paras os objectos que me rodeiam, para a roupa que me quer tapar a alma e para os cremes que esperam em fila para serem usados. 
Não vou ser hipócrita. A teoria de só tenho dois pés então só preciso de um par de sapatos, é bonita. Mas não é concretizável, pelo menos para mim. 
Claro que quero deixar os meus sapatos quietinhos e lindos, mas talvez, na próxima vez que me sentir tentada a comprar mais uns sapatos nude, assumo que já tenho o necessário. Ou mais uma carteira preta. Ou mais uns jeans. 
E se quiser mesmo comprar, comprometer-me a desfazer-me de uma das peças semelhantes que tenho. 

O que pretendo é começar a ter uma vida mais lógica. Mais sustentável. Uma vida onde não me sinta abafada por tanta coisa. 



11 comentários:

  1. Senti-me bastante inspirada com o teu post, sabes...? É bem verdade o que dizes, vamos a qualquer lado, lá vemos aquela canequinha por um euro, que é tão gira e já que está promoção... É bem verdade, não precisamos de tantas canecas na cozinha e há quem bem mais precise. Eu mudei-me há relativamente poucos meses e eu e o meu namorado, apesar de já termos algumas coisas, muitas delas são apenas as suficientes e não as demasiadas, se é que me faço entender! Toda a gente devia ter a força de fazer a mudança à qual te queres submeter. Força! ;)

    ResponderExcluir
  2. Passei exatamente por isso há uns meses atrás. Aproveitei a mudança de casa para fazer uma GRANDE limpeza e sinto-me tão melhor :) Mesmo!

    ResponderExcluir
  3. tambem tenho algumas coisinha que acho que passaria bem com menos...

    ResponderExcluir
  4. Apeteceu-me bater palmas quando cheguei ao fim do texto! É incrível a quantidade de "tralha" que uma pessoa consegue acumular, estamos sempre a comprar, comprar, comprar. Contra mim falo! Eu estou a aproveitar a mudança para me livrar de muita coisa!

    ResponderExcluir
  5. Ando a tentar fazer isto, mas o processo não é fácil :\

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente e adotei esse comportamento há algum tempo. É verdade que a sociedade com todas as estratégias de marketing encoraja um consumo exagerado. No meu caso também produzo objetos, como bijuterias e, principalmente, pintura. Mas, faz sentido para mim e, por vezes, um acessório ou uma peça de arte específicos pode fazer sentido para alguém. Gosto do lado de com algum material fazer surgir algo novo. De qualquer das formas, procuro sempre ser ecológica tanto a produzir um objeto como a adquirir. E quando vejo que no momento já não preciso de algo reutilizo, vendo ou dou a alguém. E talvez exagere um bocado, porque faço frequentemente esse rastreio. :)

    ResponderExcluir
  7. Também me pareceram :)

    Também fui super apegado às coisas :/ custa ter de dar "uma volta" ao armário de quando em vez!

    NEW YOUTUBE POST | PASSEI-ME E ACABEI COM ELES :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  8. Acho que fazes bem. Eu já tenho esse hábito.
    Neste momento muita pouca coisa me resta para dar, mas sei que ainda tenho ali coisas.
    Eu não consigo não repetir roupa em três meses, talvez as calças dê para mês e meio, mas neste campo sinto que necessito de mais.

    Mas de resto, ando mesmo numa de minimo em tudo. Depois, como disse no blog ainda hoje, não tenho arrecadação, sótão, garagem, nada. Preciso mesmo de tentar arrumar tudo sem ter 50 móveis =)

    Eu odeio limpar o pó, mas limpo claro. Então, não tenho cá bonecos e bonequitos e tudo mais a encher os móveis e sou assim com tudo.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Fazes muito bem! Também tenho feito esse género de limpeza cá por casa e a sensação é fantástica :)
    The Fancy Cats | Japan Candy Box Giveaway

    ResponderExcluir
  10. Nós também estamos a TENTAR aproveitar a mudança para nos desfazermos do que não precisamos ou sequer usamos, mas nem sempre é fácil, apesar de ser um óptimo pretexto. É que às vezes não temos o tempo que gostaríamos para escolher as coisas todas antes de as empacotarmos, transportarmos e descarregarmos na nova morada. Afinal viver rodeada de caixas por vezes não é simpático...mas aos poucos, se houver vontade, a pessoa vai fazendo :)

    Eu confesso que muitas vezes tenho dúvidas quanto a manter ou não algumas coisas mas ...(como diz o marido) quando temos dúvidas é porque não precisamos efetivamente.

    Apesar de nem sempre ser fácil, desfazer-mo-nos do que temos a mais sabe tão bem! (temos sempre tanta coisa a mais!) Simplifica tudo, torna mais leve, uma pessoa sente-se logo melhor.

    Beijinhos *

    ResponderExcluir
  11. Como eu te compreendo. Acumulei tanta tralha em casa. Tanta coisa que nem uso e que está fechada no armário.
    Tenho mesmo de destralhar!

    _______

    Ms. Telita | Telita LifeStyleFacebookinstagramTwitter

    ResponderExcluir