quarta-feira, 12 de abril de 2017

Série da Semana, 13 Reasons Why


Hannah Baker, a high school student, dies by suicide. Two weeks later, Clay Jensen, one of her closer friends, finds a package on his doorstep containing 7 audio cassettes made by Hannah explaining the 13 reasons why she killed herself, and Clay is one of them. In order to find out how he fits in, Clay must listen to the tapes. But doing so may reveal a disturbing secret about Hannah, as well as some of his classmates, that Clay isn't ready for. Meanwhile, his classmates featured on these tapes set out to keep their secrets hidden by any means necessary.

É a nova série de culto. Saiu no passado dia 31 de Março mas já meio mundo a viu e anda a falar dela.
É uma série que nos faz pensar. Faz-nos discutir e repensar várias coisas.
Vi a série com o E e depois de cada episódio foram largos os minutos que ficamos a discutir as nossas impressões e no episódio final, a discussão estendeu-se noite dentro. 

O bullying é um tema actual. Nunca antes se falou tanto das pressões que os jovens sofrem ao longo dos seus anos de escola. Nunca antes tivemos tantos testemunhos.
Mas abre um diálogo ainda maior do que é sobre o que é ou não bullying. Muitas das personagens são nos dadas como vilões claros. Mas a maioria são personagens cinzentas, como a grande maioria de nós. Faz-nos questionar muitos dos motivos da personagem principal, faz-nos pensar naquilo que significa tanto para alguém e nada para outra. E onde está o meio termo. Onde nos devemos colocar.

É uma boa série para reflectir e alertar sobre vários comportamentos e sobretudo, alerta-nos a olhar para o lado e tentar perceber se uma simples frase nossa pode mudar a vida de alguém, para o bem e para o mal.

Recomendo também a leitura deste artigo após o final da série. A visão de quem já tentou o suicídio que nos deixa ainda mais para reflectir. 

A série foi baseada na obra de Jay Asher, que comecei a ler entretanto. 


13 comentários:

  1. Ainda não vi a série, mas estão a falar tão bem dela, que tenho que ver!
    Li o livro há um ano, já não me lembro muito bem de alguns pormenores, mas tenho a sensação que a série não está igual ao livro, pelo menos foi o que eu senti ao ver o trailer.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, não conheço a serie, pelo seu texto entendo que é interessante, o bullyng é um mal da sociedade da juventude estudantil e dos adultos também, tem que ser irradiado.
    Votos de Páscoa repleta de alegria! Feliz Páscoa!
    AG

    ResponderExcluir
  3. Ainda só vi o primeiro episódio, mas é, no mínimo, bizarra.

    ResponderExcluir
  4. Eu já li o livro há uns dois anos. Estou curiosa para ver a série, para saber se é uma adaptação fiel ao livro ou não. De qualquer das formas, parece interessante pelo trailer.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Com a tua descrição deve ser para lá de interessante =)

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Ainda não vi mas quero muito ver!

    ResponderExcluir
  7. Ainda vou a meio. Parte-me tanto o coração!

    ResponderExcluir
  8. Tenho ouvido falar imenso da série! Vou sem dúvida ver :)
    The Fancy Cats

    ResponderExcluir
  9. Em termos de hidratação esta é ótima!

    Tenho lido imenso sobre a série e estou cada vez mais curioso por ver. Relatar temas desta forma é uma mais-valia!

    NEW YOUTUBE POST | OMG! I’M BACK TO MY YOUTUBE CHANNEL? :o
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir