quarta-feira, 26 de abril de 2017

A surpresa de ser sério.

Vou quase diariamente ao Lidl comprar pão e fruta fresca. O pão sai quente a várias horas do dia e a fruta tem mais qualidade do que em outros estabelecimentos, na minha opinião. 
Na Sexta-feira, fui lá comprar o meu pão e algumas outras coisinhas e no momento de pagar a conta de €11,19, no qual eu entreguei €11,20 ao senhor da caixa.
Entretida com a arrumação da carteira e das compras não reparei logo no talão mas mal saí da loja e vi o talão reparei que com o talão o senhor deu-me €10.01 de troco. 
Por lapso, o senhor contabilizou €20.20 e deu-me o troco correspondente. Imediatamente regressei à loja e expliquei o sucedido. Chamando a gerente de loja, que indicou ao funcionário para recontar a caixa e verificar se falta dinheiro. Mas ambos ficaram a olhar para mim com uma cara estranha. 
Depois de contar a caixa e verificar que, efectivamente, faltava o dinheiro, tanto ele com ela, a gerente, agradeceram-me imenso e disseram que era raríssimo alguém fazer o que fiz. Que normalmente quando há erros, os clientes não devolvem o dinheiro, independente do valor.

Isso fez-me pensar, estamos mesmo a caminhar para uma sociedade sem critério e honestidade? 
Não devolver aqueles €10 nunca foi uma opção para mim, porque, além de sempre ter sido ensinada a devolver o que não me pertence, a realização de, conscientemente, não devolver algo que não é meu era algo que me perfuraria a consciência. 
E o valor é irrisório. 
Eu penso o seguinte, se por uma valor tão pequeno as pessoas são capazes de sujar a consciência, o que não fariam por um valor enorme? 
É algo que realmente me assusta.

O que pensam sobre o assunto? 

4 comentários:

  1. Uma vez estava com o meu namorado e aconteceu-nos uma situação semelhante. Também chamámos à atenção e a rapariga agradeceu logo. Não custa nada ser sério e não ficamos com peso na consciência!

    ResponderExcluir
  2. Eu devolvo sempre porque já trabalhei numa caixa e é absurdo os problemas que isto dá!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderExcluir
  3. Esta situação faz-me lembrar um texto que li uma vez... "Quando tens oportunidade de "roubar" 5c no trabalho, não o fazes? Esses 5c é uma fotocópia de borla.... Não me recordo do texto todo, mas são coisas deste género e que são a mais pura da verdade.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Eu devolvo seeeempre, não importa a quantia com que se tenham enganado. Mas sei que há muita gente que não pensa assim... as pessoas estão cada vez mais egoístas =\

    ResponderExcluir