quinta-feira, 6 de abril de 2017

A Alicia e a maquilhagem

Ponto um. Adoro maquilhagem. Ponto dois. Adoro a voz da Alicia Keys. Ponto três. Detesto hipocrisia. 

Se há coisa na vida que prezo é a liberdade. Posso estar completamente contra o argumento mas sou profundamente grata por ele estar lá. É no conflito de ideias que se geram grandes mudanças, necessárias, na sociedade.

O que eu não gosto mesmo nada é de argumentação desonesta. 
Vamos aos factos. 
Em Maio de 2016, Alicia Keys escreveu esta carta, que é maravilhosa. 
Começa por falar de momento que todas nós, mulheres, já passamos. Claro que ela, sendo quem é, teve uma exposição incrivelmente grande e a nível mundial, logo a pressão é na mesma escala. 
Eu percebo sinceramente o desabafo e acho a tomada de posição bastante poderosa.

O que me irrita é tudo o que vem depois. 
Sem contar com o facto desta tomada de posição ser tornada pública pouco antes da estreia do mais recente álbum (Coincidência?), muitas notícias foram conhecidas que deitaram por terra toda esta posição #nomakeup.

Começa pela maquilhadora dela partilhar os produtos de maquilhagem para o efeito #nomakeup e acaba com a recente entrevista de Adam Lavine onde diz que viu Alicia a ser maquilhada e quando questionada respondeu que fazia o que lhe apetecia. 

Começamos pelo fim. Ela tem todo o direito de fazer o que lhe apetece. Como qualquer um de nós. Mas como qualquer um de nós, no seu caso um pouco mais pela sua posição, tem também o dever de honrar as suas palavras. Ou pelo menos ter atenção ao que diz e como o diz.

Usar a hastag nomakeup não é o mesmo que dizer que usa menos maquilhagem. É assumir que não usa qualquer maquilhagem. E tudo o que daí advém.
Se há milhares de meninas que se sentem oprimidas pela beleza "fabricada" de tantas artistas mundiais vão ficar ainda pior com a "beleza nua". Porque uma coisa é assumirmos que as nossas imperfeições  e cara lavada. Outra, completamente diferente, é assumirmos uma coisa que não somos como verdade. Se digo que estou sem maquilhagem não posso usar pelos postiços para encher a sobrancelha ou hidratante com cor ou até uma caneta para marcar sardas. 
Porque isso tem um efeito ainda pior. Ao usarmos maquilhagem, além de todo o peso social e antropológico que tem, estamos a assumir que gostamos e queremos. E estamos a assumir também que a nossa cara, de uma forma ou de outra, tem uma camada que escolhemos colocar.
Agora se afirmo não a ter e mesmo assim fico com um visual saudável e bonito, que diga-se nem todas conseguimos de cara lavada, é levar todas essas meninas que se sentem inseguras com a sua imagem a sentir-se ainda pior.
Não estou, de todo, a fazer propaganda ao uso da maquilhagem, usa-a quem quer e ponto final, mas se queremos que meninas e mulheres se sintam bem na sua pele lavada e com imperfeições, não podemos lutar por essa causa com hidratantes de cor. 


É verdade que em Janeiro a Alicia Keys veio desdizer toda a campanha #nomakeup dizendo que não é escrava da maquilhagem assim como não pode ser da não maquilhagem. Eu concordo, mas quando meses antes disse algo como "I hope to God it's a revolution. 'Cause I don't want to cover up anymore. Not my face, not my mind, not my soul, not my thoughts, not my dreams, not my struggles, not my emotional growth. Nothing.", a coisa fica um pouco confusa.


Acho maravilhoso que possamos ser o que quisermos, maquilhadas ou não, mas usar um discurso tão poderoso e depois contradizê-lo com as próprias acções, deixa-me tão irritada. 


Adenda: Depois de ter escrito o texto vi esta noticia. Na prática, tudo o que quero dizer. Ser sincero é tão melhor. 

14 comentários:

  1. Não estava a par desta controvérsia mas não poderia estar mais de acordo contigo!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Quando a Alicia veio para a praça pública com essa campanha eu achei que foi um ato poderoso mas cada um como cada qual. Ninguém é melhor ou pior por usar maquilhagem e ao contrário. Usarmos maquilhagem para nos sentirmos bem, mais seguras.. que mal terá isso? Se me apetecer sair de casa sem me maquilhar saio mas se me posso sentir confiante nem que seja com um batom, porque não?

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo o que escreveu! A questão aqui não se tratou do movimento #nomakeup, mas sim o facto dela assumir que não usaria maquilhagem e depois vir a usá-la seja de que forma for e em que contexto for! Ela, e qualquer um, é livre para usar ou não maquilhagem, no caso dela enquanto figura pública, tem uma visibilidade muito maior, e quando vem afirmar que não usa maquilhagem, e apoiar um movimento também sem maquilhagem, está a tornar uma verdade absoluta, que não a vai usar. E quando mais tarde a usa e já é livre de fazer o que lhe apetece então parece-me que é falta de coerência.
    Se num mês quer ser uma revolucionária, no mês seguinte só me parece mentirosa, e a fazer jogadas de marketing!
    Não quero com isso dizer que ela não possa usar maquilhagem, mas se o faz não deveria assumir em público, como verdade absoluta que não a iria voltar a usar. Só isso!
    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Realmente é contraditório da parte dela! Admito que tinha ouvido falar dela deixar de usar maquilhagem mas não sabia da parte em que continuava a fazê-lo. Adorei a notícia que partilhaste no fim! <3
    The Fancy Cats

    ResponderExcluir
  5. Não posso dizer que esteja surpreendida... mas desiludida, sim. Se é para fazer um sururu sobre não usar mais maquilhagem, então que não a use mesmo e ponto final. Agora vir dar o dito por não dito é que era escusado

    ResponderExcluir
  6. Opá, a sério?
    Não fazia a mínima ideia e pensava mesmo que ela seguia essa ideia da "não maquilhagem" à risca :o

    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Nossa, não sabia dessa confusão toda. Achei bem legal a iniciativa sem maquiagem, mas não gostei de saber que era "fake".

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  8. Whaaat? Não sabia disto. Lembro-me das conversas todas que se geraram quando ela disse que não ia usar mais. Até entendo que não tem que ser refém nem de um extremo nem de outro, mas assim foi desonesta. Nem sei o que pensar!

    ResponderExcluir
  9. Percebo o que dizes. Não tenho acompanhado de perto esta situação, mas realmente ela está no direito de fazer o que quer, mas falsos moralismos não!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderExcluir
  10. Dão logo uma outra vida aos espaços :)

    :o Não sabia disto!!!

    NEW REVIEW POST | Cien: Eye Contour Cream With Caviar Extract.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente não há muita sinceridade...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  12. Não fazia ideia que a Alicia não andava a cumprir o que tanto "pregou".
    Acho muito feio :/

    ResponderExcluir
  13. Sinceridade é comigo até demais! A minha boca fala o que vai na mente e no coração mas entendo que por vezes sejamos uma contradição. Acho que por estarmos em constante mudança!
    beijinho
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderExcluir
  14. Não acredito numa única palavra em relação a esse tema do nomakeup. Tenho para mim que a Alicia Keys deu um belo golpe de publicidade e agora não sabe muito bem como se desenrascar desta alhada porque afinal a moça até gosta de maquilhagem. Logo na altura achei este moralismo todo de uma falsidade tremenda. Enfim, eu que até gosto de a ouvir cantar às vezes preferia que ela estivesse calada.

    www.anafernandes.ch

    ResponderExcluir