quarta-feira, 29 de março de 2017

Vamos falar de sexo #1

O sexo faz parte das nossas vidas e não vale a pena ter vergonha disso.
Muitas vezes as concepções sociais de que "As mulheres não falam e não gostam de sexo", criam dificuldades e barreiras para que as mulheres possam, efectivamente, desfrutar dele.

Na minha família somos muitas mulheres e quando estamos todas juntas, as diferenças geracionais são gritantes.
Ao falarmos do tema, convém frisar de uma forma educada e sem expressões brejeiras, a posição das mulheres mais velhas é facilmente perceptível. Vários constrangimentos e tabus. Claro que não é generalizado, mas a tendência é serem menos abertas ao assunto.

Felizmente que as mentes evoluíram e esta vergonha crescente sobre o sexo foi ultrapassada. Os meus pais sempre conversaram comigo sobre o tema. Sempre o abordaram como normal mas nunca com a visão facilitista de que não significa nada.
Sempre responderam às questões que colocava, muitas vezes não directamente sobre o acto mas sobre o meu corpo.
Como cresci num ambiente em que o sexo não foi tabu, hoje não o vejo como tal. Encaro a minha sexualidade como parte de mim, sem me culpabilizar como tantas mulheres pelo mundo fora.

Mas acredito que muitas de nós ainda se sintam envergonhadas e acanhadas de falar sobre sexo. 
Ainda há muito o sentimento que o sexo é sujo e não é bonito falar.
Convém frisar que falar de sexo não é, de todo, falar da nossa intimidade. São duas coisas diferentes e uma, não significa necessariamente, a outra. 

Como vocês encaram o sexo? Com à vontade ou sentem-se constrangias de abordar o assunto?

9 comentários:

  1. Falo como se fosse outro tema qualquer, cresci com os meu pais falando nisso como falam sobre a próxima lista de supermercado.

    ResponderExcluir
  2. Para o meu pai é um tema tabu, mas a minha mãe sempre o encarou com naturalidade.
    É um tema que, tal como dizes, não tem que ser necessariamente para falar da nossa intimidade e sobre o qual gosto de saber o ponto de vista de outras pessoas.
    Felizmente também tenho um grupo de amigos desde a adolescência que também encara o tema com naturalidade e crescemos partilhando as nossas experiências uns com os outros.

    ResponderExcluir
  3. Falo sobre o assunto sem problema nenhum :)

    ResponderExcluir
  4. Os meus pais nunca falaram sobre nada e nem hoje falam.
    Parece que sempre tiveram vergonha.
    Já eu, mesmo sem as conversas deles, sempre andei bastante bem informada.
    Falo tranquilamente e quando tenho dúvidas, pergunto ainda mais tranquilamente.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Com os meus pais seria um pouco estranho falar...(não é uma critica para quem tem essa abertura acredita) mas prefiro mesmo não o fazer com eles. Mas fora isso falo abertamente (sem passar a linha da intimidade claro) e sem problemas.
    Mas muitas vezes vemos esse acanhamento de forma geral...
    Gostei do tema e da tua abordagem!
    beijinho
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Não tenho problema nenhum em falar sobre o assunto. É um tema como qualquer outro. Já lá em casa a coisa é mais complicada hehe...é meio tabu.
    Mas acho que as mentes tem vindo a evoluir e já se vê uma abertura diferente em relação à uns anos.

    Beijinhos
    Rose
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Youtube

    ResponderExcluir
  7. eu também encaro com naturalidade e quero passar isso para os meus filhos.

    ResponderExcluir
  8. Gostei que tocasses neste assunto porque tal como ainda há tabus para falar sobre ele, também os há para escrever. Na realidade não me sinto à vontade para falar sobre sexo com qualquer pessoa. Acho que é mais pessoal! beijinho
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderExcluir
  9. Cá em casa o tema sexo sempre foi abordado com muita abertura entre nós filhos e os meus pais. Sempre vi em primeira mão que os meus pais são um casal e não só progenitores. Sempre vi o meu pai e a minha mão de mãos dadas, aos beijinhos, sempre vi o meu pai a acompanhar a minha mãe a compra sutiens e afins, a gava-la quando veste algo mais especial. Tirei todas as minhas duvidas com eles e falamos de tudo sem tabus. Embora sem detalhes das nossas vidas, claro!!
    O meu namorado não tem a mesma relação com os pais dele, mas ele é bastante comunicativo nesse aspecto. O que faz com que a nossa relação e claro o sexo seja amplamente falado. Antes de iniciarmos a nossa vida sexual, conversamos sobre anteriores parceiros, limites, o que tínhamos feito ou não, o que gostávamos ou não. Acho-o importantíssimo! E a relação que eu tenho com os meus pais é a mesma que quero tentar ter com o meus futuros filhos.

    ResponderExcluir