quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

O feminismo está na moda #2

Está, literalmente, na moda. A Dior criou esta t-shirt e foi ver todas as celebridades a vesti-la e assumi-la. 
Já li todas as opiniões possíveis. Quem ache catastrófica a apropriação de um conceito tão nobre como o feminismo pela moda (mas afinal ela não se apropria de tudo?), quem ache importante a divulgação mais ecléctica dos motivos feministas que assim chegarão a mais gente e quem não tenha mais nada a dizer senão que a t-shirt é gira. 

Eu acho fantástico. 
Durante décadas fomos consumidos por cultura machista. Filmes, músicas, comunicação social e por aí for.
Fomos levados a acreditar que as mulheres são um pacote bonitinho sem grande conteúdo. Fomos levados a acreditar que os lugares estavam fixados e não eram para mexer.
Pois bem, estão a ser mexidos. 

Num momento de flutuação a vários níveis no mundo, o movimento feminista está a ser ouvido. E como é que se está a conseguir isso? Exactamente, porque figuras que chegam a todos estão a começar a perceber que o seu papel é importantíssimo na divulgação de ideias. Termos mulheres poderosas e conhecidas como a Rihanna ou a Jennifer Lawrence a usar a t-shirt da Dior é conseguir que miúdas de tenra idade comecem a perguntar o que é isso de ser feminista. É estimular a curiosidade e a dúvida e isso, é o melhor que podemos querer para o nosso futuro.

É tão bom quando a moda está do lado bom.  

4 comentários:

  1. Já tinha visto as t-shirts e não acho mau de todo... É uma boa ideia como dizes, para suscitar a curiosidade =)

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Primeiro - adoro o título da rubrica, acho que ainda não tinha dito :P
    Segundo - eu concordo, acho que é uma coisa ótima. Todos os conceitos importantes ou populares, nobres ou não, acabam por ganhar uma expressão na moda. Acaba por ser uma forma de difusão do conceito, e vamos ser sinceros, tornar o conceito de feminismo mais comum (e menos bicho papão) vem a calhar! Há tanto preconceito :/

    ResponderExcluir