sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

O poder do Não.



Desde muito pequena que me ensinaram que não é NÃO! Não é uma palavra em vão e não serve apenas para formar frases ou criar charme (o que detesto esta ideia).

Quando nos negamos não é em vão. Como pessoas, é-nos dada escolha sobre as nossas acções e afirmações. Assim é preciso usá-lo. E saber usá-lo. Se há coisa que me irrita profundamente é a noção que o não é flutuante. Que não é uma palavra fixa. 

Como mulher o não é mal compreendido. Muitas vezes, como referi anteriormente, é mal interpretado como charme que a mulher faz. Não é! É o nosso direito à negação. Temos o direito de dizer não e afirmar esse direito.

Como pessoa, somos levados a não usar o não. Somos ensinados a aceitar muitas coisas que não gostamos e nos deixam desconfortáveis apenas para não usar a palavra. O uso do não é visto muito como má criação e ligado a pessoas ranzinzas.
Eu não concordo. Se por um lado dizer sim é bom para expandir conhecimentos e experiências, dizer não é libertador. 
Recusar o que não queremos, recusar o que não gostamos, recusar aceitar tudo. 

É preciso saber usá-lo mas sobretudo é preciso usá-lo. 


9 comentários:

  1. Mais nada.
    Ou quando pensam que um não é um talvez... Enfim.
    Eu cá digo muitas vezes não.. =)

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho nenhuns problemas em usar o NÃO. E uso-o com bastante regularidade. Ao inicio achavam que era charme, agora já toda a gente sabe que o meu não é mesmo não. Mais não seja porque se segue com um olhar fatal :)

    ResponderExcluir
  3. Não devemos ter problemas em usar e dizer o Não :)

    ResponderExcluir
  4. Em pequena, um dos meus avôs gozava imenso comigo porque, segundo ele, a frase que eu mais usava era "não, não e não!". Chamava-me "a neta do não" e fui educada para tentar dizer não menos vezes =P Mas confesso que continuo a usar essa palavra com mais frequência do que devia, às vezes é um esforço dizer que sim ao que quer que seja xD

    ResponderExcluir
  5. "Desde muito pequena que me ensinaram que não é NÃO" identifico-me tanto porque este foi exactamente o ensinamento que o meu pai sempre me passou.

    ResponderExcluir
  6. Tens toda a razão. Infelizmente a nossa sociedade por vezes leva-nos a acreditar que não podemos usá-lo quando na verdade o devemos fazer muitas vezes. Caso contrário fazem de nós o que bem entenderem (e nunca é bom). Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Tens razão, é uma palavra que consegue ser um 'statement' e que tem muito preconceito associado. É importante para qualquer pessoa saber recusar :)

    ResponderExcluir