sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Q&A - Respostas

Demorei um pouco mas chegou a hora de públicar as minhas respostas ás perguntas do Q&A. Quero agredecer a todas que deixaram as suas perguntas. 


Maior vontade a curto prazo?
Como o nome do meu blogue afirma, eu tenho vontades. Pequenas, enormes, megalómanas. Na minha vida sinto muita necessidade de ter metas, sonhos e vontades.
Uma das minha maiores vontades é concluir o livro que estou a escrever. Escrever sempre foi terapêutico e uma das minhas paixões. Já passei por imensas fases, já escrevi prosa e poesia. Hoje sei o que quero escrever. Tenho uma imaginação palpitante e desde muito nova escrevo histórias. Assim, o que mais desejo e mais vontade tenho de realizar é mesmo acabar o livro. Se depois farei algo com ele, ainda não sei. Por enquanto é uma vontade minha, para mim. 

Como achas que irá ser a tua vida daqui a 10 anos?

Acredito que a minha vida será muito diferente do que é agora, no entanto com as mesmas bases. A nível profissional espero que esteja mais estabilizada, uma vez que hoje em dia não o é. No entanto, não espero um emprego molde, das 9h às 18h. Quero algo que me realize, algo que me enriqueça como pessoal e não apenas a conta bancária. A nível pessoal acredito que, como tenho uma relação maravilhosa há quase 9 anos, haja uma evolução natural com muitos filhos à mistura. Tenho muita vontade de ser mãe e acredito que será um dos papéis da minha vida. A nível pessoal espero voltar a estudar, porque é realmente algo que me realiza. Uma nova licenciatura ou mestrado, em áreas diferentes daquelas que estudei anteriormente. 
Espero realmente que continue a crescer como pessoa, a evoluir e a conhecer-me melhor.

Qual a tua vontade mais fútil?

Tenho tantas. A minha relação com o dinheiro não é de sacrifício e escravatura. Uma das coisas que mais digo na minha vida é a frase "é só dinheiro!". Porque realmente não é mais que isso. Claro que é importante e essencial mas acredito que serve para nos ajudar e não escravizar. Assim sendo, se tivesse oportunidade, vulgo dinheiro, a maior vontade fútil era comprar uma bolsa muito cara, tipo Chanel.
Podia falar em férias mas como não acredito que sejam fúteis tem mesmo de ser uma carteirinha. 

O que esperas da blogosfera para o teu blog?

Não tenho pretensões reais com o blogue. Gosto da partilha de informação e carinho, gosto de vos mostrar os meus gostos e algumas opiniões. Posso dizer claramente que não falo de todos os assuntos porque acho que na época em que estamos e a blogosfera não é o local mais moralmente seguro para discutir. A coragem e falta de limites que um computador oferece assusta-me e por isso tento abordar assuntos sem grande peso. Leves e confortáveis. 

O que te fez criar um blog?

Criei o blogue devido ao excesso de tempo que tinha em mãos assim como a vontade de partilhar as "minhas vontades". Sempre achei uma grande piada a blogues e sempre fui consumidora e pensei que também eu podia criar o meu. Não com grande vontade de o utilizar como instrumento angariador de fundos, se o conseguir fazer melhor, mas com um cariz mais lúdico. 

Qual o teu maior sonho?

Tenho muitos sonhos, mesmo muitos. Tanto que sempre me acusaram de sonhar demais. No entanto a vida sem sonhos para mim não faz sentido. 
De todos os sonhos que tenho o maior é criar uma fundação de ajuda social. Sendo formada em sociologia, tenho uma visão muito crítica do funcionamento do campo social e tenho teorias muito pessoais sobre reformas que para mim seriam fundamentais. Assim, sonho em criar um veículo que possibilita-se a ajuda directa em alguns campos, um motor de novos projectos e uma referencia no meio. 
Estou à espera do Euromilhões porque de outra forma é impossível. Quem depende de fundos tende a não ter autonomia. 

Como é a tua vida fora da blogosfera?

Tenho uma vida bastante calma, pois sou também uma pessoa calma. Não tendo um emprego fixo, tenho a flexibilidade de tempo para me interessar por vários campos. Sou uma adepta convicta da leitura, partilhando o tempo entre ficção e livros técnicos. Gosto bastante de me auto instruir. Acredito na autonomia intelectual e na procura de conhecimento. 
Sou uma mulher de família e tento passar bons momentos com os meus. A meditação é essencial assim como a música. 
Passo muito tempo sozinha, algo que não dispenso e é essencial para a minha saúde mental. 
Parte essencial da minha vida é passada com o E, o meu companheiro de vida e o meu complemente. Adoro rir, do mundo e de mim. Adoro viver e descobrir. É nisto que se baseia a minha vida. 

Gosta de viajar? Para onde já foi?

Gosto imenso de viajar e acho importantíssimo para nos descobrirmos. Acho que é uma actividade que nos dá tanto e que muitas vezes nos muda a vida. Tive a felicidade que os meus pais me ensinaram desde cedo que descobrir o mundo começa por conhecer a nossa casa. Assim, conheço Portugal de uma ponta à outra. Posso dizer que conheço muito bem o meu país e sou apaixonada por a sua beleza e tradições. Lá fora, conheço muito da velha Europa e a viagem que mais me marcou foi sem dúvida ao continente Africano. Quando vemos o mundo através de outras lentes a vida muda num segundo. Transformador e inspirador. 

O que te ajuda a teres inspiração para escrever no blog?

Ler e pesquisar muito. Não gosto de copiar conteúdo, se bem que no meio é difícil, mas acredito que se nos informarmos e conhecermos um pouco daquilo que se passa no mundo nos ajuda a desenhar novas linhas de raciocino e estimula a imaginação. 

Qual a tua profissão de sonho e qual a tua viagem de sonho? 
Como anteriormente já referi o meu emprego de sonho seria trabalhar directamente na ajuda social. Acho que mais do que números e estatísticas, as pessoas são realmente o mais importante e muitas vezes são colocadas em planos secundários. Eu acho que nasci para auxiliar os outros, fazer algo que os ajude e mude de alguma forma a dura realidade que tantos de nós vivem. 

Qual a coisa que mais admiras numa pessoa? E a pior de todas?

Depois de pensar durante uns segundos tenho de dizer que, sem dúvida, é a integridade. Não gosto de pessoas flutuantes. Claro que todos mudamos de opinião mas boas pessoas não mudam de princípios, sejam eles quais forem. 
O que mais me desilude em alguém é a falta de honestidade. Podemos ser quem formos, mas temos de ser honestos com os outros e connosco. 

Até onde gostavas que o teu blog chegasse, ou seja quais as tuas expectativas mais altas?

Não tenho uma pretensão que chegue longe. Fico imensamente feliz se algum dos meus textos e dicas ajudem alguém. Se isso acontecer, o meu trabalho está feito. 

Gostavas de passar o virtual para o real com outras bloggers?

Há imensas bloggers que acho, verdadeiramente, interessantes. Não necessariamente parecidas comigo, mas com opiniões e posição que admiro. Acho muito interessante a partilha que acontece na blogosfera e a forma carinhosa que já me refiro a algumas. 
Se um dia se proporcionar, terei imenso gosto de conhecer pessoalmente algumas destas bloggers. 

5 comentários:

  1. Gostei imenso de ler as tuas respostas e de te conhecer um pouquinho melhor! Também gosto imenso de me auto instruir :)
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Gostei das perguntas e as respectivas respostas :)

    ResponderExcluir
  3. Epahhh como eu gostei deste post! Conhecer-te melhor é mesmo um privilégio. Gosto imenso de ti e do teu cantinho . E este post só veio confirmar o porquê de eu gostar tanto!!! E sem dúvida, precisamos bem de coisas leves e confortáveis porque o dia a dia (pelo menos o meu) já é envolto de tanto stress que sabe mesmo bem chegar aqui a "viajar" um bocadinho!:)
    Beijinho grande
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Olá. Gostei imenso de te conhecer um bocadinho melhor :) Partilho de muitos dos teus valores e ideias. Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Adorei as respostas, pareces mesmo ser uma pessoa fantástica! E identifico-me com a tua posição em muitos dos assuntos que abordaste :) O post demorou, mas valeu a pena a espera :D

    ResponderExcluir