sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

#GiveElsaAGirlfriend

A internet é um local onde todos temos voz e onde campanhas se fazem muito rápido. 
Nos últimos meses uma delas é o pedido de milhares para a Disney criar uma namorada para a princesa Elsa, no próximo filme Frozen.
Para os entusiastas desta campanha, Elsa, que já quebrou algumas barreiras, será o melhor modelo para introduzir as crianças ao universo LGBT.

A verdade é que não há de facto uma personagem da Disney que seja assumidamente homossexual e também eu acho importante a criação de uma figura representativa.
Se acho que deva ser a Elsa? Não, não acho.

Porquê? Porque vamos mais uma vez cair num cliché.

Desde sempre gostei de filmes da Disney e mesmo depois das análises mais sérias feitas às suas histórias e personagem, continuo a achar um mundo encantado necessário. 
Ao contrário de muitas meninas, a minha princesa favorita não é a que mais se assemelha à minha imagem mas sim a mais livre na minha opinião. Jasmin
Já era rica antes do príncipe e casou com alguém de uma classe social inferior.

No entanto, quando surgiu o Frozen, além de não conseguir ouvir mais nenhuma repetição do "Let it go", achei a personagem da Elsa inspiradora.
Ali estava uma mulher forte, determinada e poderosa. Que não precisou de um homem, ou um príncipe neste caso, para atingir a felicidade. Go Disney.
Ora agora, se pegarmos nesta imagem já construída da Elsa e a tornarmos homossexual vamos passar, mais uma vez, a imagem de que uma mulher poderosa e inteligente tem de ser lésbica. 
Mulheres heterossexuais serão sempre mais frágeis.

Trocarmos um estereótipo por outro não é uma boa opção e não será nunca. 
Se, eventualmente, no futuro Fronzen 2 a personagem principal for homossexual é realmente um avanço, mas pode ser também um retrocesso. 

Na minha opinião. 


5 comentários:

  1. Olha realmente, nem tinha pensado nisso. :o se tornarem a Elsa homosexual acaba por ser outro estereotipo mesmo sem querer! Também acho que a deviam manter assim, até mesmo continuar sem príncipe!

    ResponderExcluir
  2. Só para dizer que estou a seguir o teu blog eheh, beijinho <3
    http://itsnanacorner.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Totalmente de acordo!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse movimento! Num primeiro contacto pensei que seria uma ideia bastante boa, mas depois de ler o teu texto só posso concordar contigo. Realmente correr-se-ia o risco de passar a ideia errada com as melhores intenções!

    ResponderExcluir