sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Especial Natal #13 - Presentes para Crianças

Se o Natal é de todos, as crianças são os actores principais. Foi de criança que ganhei este amor pela época, porque, além dos presentes maravilhosos, sempre gostei do ambiente que se fazia sentir nesta época. Muitas famílias à mesa, muitos reencontros, a lareira sempre acesa e uma mesa cheia de doces bons.

Mas falando em presentes, as crianças são fáceis de agradar. Agradecendo à quase lobotomia que os canais de televisão fazem com os anúncios de brinquedos, todas as crianças chegam a esta altura sabendo o que querem receber.

Mas podemos sempre inovar. Normalmente, e enquanto não sou mãe de ninguém, não tenho a necessidade de "agradar" as crianças e costumo dar presentes que à partida não são os mais pedidos mas depois se transformam em favoritos, Assim, vou apresentar as ofertas mais tradicionais assim como presentes mais fora da caixa.

Vamos a eles.

Bebés



Os bebés e crianças pequenas precisam de estímulos. Assim acho que quando os presenteamos temos de contra com isso. Dar brinquedos estáticos e sem muito movimento, é uma má ideia e um desperdício. Para recém-nascidos, claro que não há muito a inovar, mas acho a chupeta de Natal da Chicco um amor. Para bebés de mais meses a luva de actividades é fantástica. Para crianças mais crescidas, adoro a ideia do ursinho cantor bilingue, que não só vais divertir como ensinar a criança.

Crianças Para mim, idades compreendidas entre 4-10 anos são determinantes para formar carácter. Claro que todas as idades contam, mas se entre estas idades as crianças forem ensinadas e estimulas para um determinado caminho ético e moral, na minha opinião, é mais fácil formarmos boas pessoas. Assim é aqui que os presentes mais fora da caixa entram.
A primeira sugestão é um jogo de montagem que é desafiante mas em contra partida sugiro aulas de surf. Não só vai proporcionar uma actividade física robusta mas também vai criar uma ligação estreita ao ambiente.
Na mesma onda da ligação ao ar livre, sugiro um skate, que pode ser usado por toda a família. Para um presente mais consciente, um kit padrinho no zoológico. Se concordo com o conceito de zoológico é outra questão, mas tenho a noção do seu importante trabalho e acho maravilhoso que as crianças possam ter a oportunidade de ver alguma ajuda, em seu nome, a ser feita.
Um drone? Sim, um drone. É uma ferramenta brilhante para explorar e compreender a dinâmica do funcionamento e desde que sejam usados em ambientes controlados, são realmente uma grande ideia.
Em contrapartida, o que pode ser melhor do que expor uma criança à ajuda de outra? Existem muitas organizações que fazem este maravilhoso trabalho e deixar que as nossas crianças saibam e compreendam a situação que outras crianças vivem e as formas de ajudar, acho brilhante.

Adolescentes


Os adolescentes têm uma boa, querem tudo. Acho que mais que as crianças mais pequenas, os adolescentes entram numa fase que vivem um mundo muito capitalista. Querem marcas e logos, pelo menos a maioria. 
Mas há opções muito melhores que uns Nike ou um iPhone. Na primeira opção temos uma Instax, das máquinas fotográficas mais cool dos últimos tempos, Não só tem um design lindo como permite explorar a criatividade.
No entanto, como sou adepta do "Não lhe dês o peixe, ensina-o a pescar", um workshop de fotografia é um presente magnífico. Não só estamos a dar uma ferramenta, quem sabe, para o futuro como estamos a estimular a aprendizagem.
Paralelamente ao skate, o hoverboard proporciona a toda a família momentos de diversão assim como cada visita à Bounce, para saltarmos até ficarmos sem ar.
A leitura é essencial na vida e um livro é sempre um bom presente. Mas podemos levar isso a um novo patamar e além de estimular a leitura podemos estimular também a escrita. Um workshop de escrita criativa é algo que até eu adorava receber.

Espero que gostem destas sugestões.

Feliz Natal
OHOHOH 

3 comentários:

  1. Muito boas =)
    Por acaso não tenho crianças para dar presentes, só o namorado e ele aproveitou os 50% de desconto do continente =)

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Este ano, para comprar presentes para os meus primos é que me apercebi que os brinquedos estão demasiado caros e cada vez menos didácticos.
    Boas escolhas. :)
    Xoxo
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Eu quero uma hoverboard, é a coisa mais maravilhosa de sempre :D Gostei muito das tuas sugestões para os mais novos :)

    ResponderExcluir