terça-feira, 27 de setembro de 2016

Truques para dormir melhor

Adoro dormir. E preciso de dormir.
Adorava ser daquelas pessoas que funcionam perfeitamente com 4/5 horas de sono. Não fui, não sou e nunca serei assim, se bem me conheço. Preciso de longas noites de sono para funcionar durante o dia.
Mas nem sempre é possível. Sendo que tenho horários flexíveis, a regra horária para dormir não existe e fundamentalmente, deito-me tardíssimo. Consequentemente, acordo tarde também, mas não tenho um sono consistente.  
Outra coisa que perturba o meu sono é a mania de ter o telemóvel sempre próximo, algo que já estou a tratar de mudar. 

Mas como tenho truques para tudo, aqui ficam alguns para aqueles dias que o sono não quer dar parte fraca. 


1 - Usar melatonina. A verdade é que só recorro ao seu uso em último caso, no entanto é uma óptima ferramenta para quem tem verdadeiros transtornos de sono. Além de estimular a sonolência, ajuda a baixar a temperatura corporal, um dos meus problemas, Sou realmente uma rapariga muito quente. 
Podemos encontrar este suplemento alimentar em várias lojas, das quais o Celeiro, que aparece na imagem e é a que consumo, e também no site da prozis

2 - Acho que o chá é a resposta para todos os males. Não há nada que uma chávena não melhore. No caso do sono também, claro. Existem vários chás com componentes calmantes, como a camomila e a erva-doce, que ajudam a estimular o sono. Eu gosto da camomila. E gosto especialmente deste da Twinings com camomila, mel e baunilha. Podem encontrar na glood

3 - Desde que descobri que o aroma de lavanda não só ajuda a controlar as minhas enxaquecas mas também a acalma o meu estado geral uso-o diariamente. 
Além de velas aromáticas espalhadas pelo quarto, uso o spray de lavanda da L'Occitane para usar na roupa da cama e espalhar o aroma. E realmente relaxante e confortável. 

4 - Quando uma médica amiga me sugeriu usar fronhas de seda para dormir, não tomei muita atenção. Sinceramente só pensei sobre o assunto quando a minha cabeleireira disse que as fronhas de seda ajudam a evitar a quebra de cabelo durante o sono. Então o que começou como uma medida de beleza transformou-se numa paixão. Dormir com uma boa almofada e um tecido tão suave melhora o sono de uma maneira sem precedentes. Experimentem.
Eu comprei o tecido e mandei fazer as fronhas. Simples e eficaz. 

5 - Máscaras de dormir foram durante muito tempo um item que não existia na minha vida. Começaram devido às enxaquecas e hoje não vivo sem elas. Gosto de escuridão e gosto da forma como elas evitam que abramos os olhos desnecessariamente. Existem os modelos mais divertidos. A da foto comprei no ebay, mas tenho vários modelos, incluindo de seda que são as melhores. 

Espero que gostem destas dicas e se tiverem alguma para partilhar, fiquem à vontade! 

15 comentários:

  1. Também uso o spray de lavanda da L'Occitane (; adoro!

    ResponderExcluir
  2. Se te compreendo,acho que sofremos as duas do mesmo mal !!! Eu preciso sempre de muitas horas de sono para funcionar durante o dia, o que me transtorna muito, porque o dia é fundamental para concluir as nossas funções , e muitas vezes só começo a funcionar mais á tarde. A noite para mim é como se fosse o dia para quase todas as pessoas, é algo raro eu não faço ideia, mas que é a verdade essa é a verdade. Por isso te entender perfeitamente. Gostei das tuas sugestões , mil beijokas :)

    ❤ Célia Santiago
    Diário Feminino
    FacebookInstagramYouTube

    ResponderExcluir
  3. Eu sou igual no que toca ao telemóvel.\ Opa, ter aquilo ali ao pé é uma droga mas tão stressante...

    ResponderExcluir
  4. o chá não ia funcionar para mim porque nao gosto, mas as outras é um caso a pensar :) mas com um gato irrequieto como o meu, que as 5:30 da manha quer que lhe abra as janelas, tou lixada :p

    ResponderExcluir
  5. Ai pah eu sou do pior, durmo 12h na boa se ninguém me acordar. Quando durmo 7h ou 8h mesmo assim acordo péssima e não é considerado pouco sequer! É horrível isto :C

    ResponderExcluir
  6. aiiii quem me tira as minhas 10horas de sono, tira-me tudo!

    ResponderExcluir
  7. Eu comecei recentemente a ter regras no horário de dormir e sinto que isso melhorou imenso o meu sono. Adormeço entre a meia noite e a uma para acordar às 8h. No entanto sempre funcionei bem com 3,4 horas de sono, até menos. Mas ainda tenho noites de completa insónia. Uma coisa que me ajuda bastante nessas ocasiões é a leitura. Se andar às voltas na cama a noite toda não há esperança nenhuma em adormecer, se pegar no tablet ou num livro para ler daí a uma ou 2 horas começo a sentir sono e acabo por adormecer. Mas também sou fã dos chás de camomila para isso. E ultimamente tenho encontrado esse no jumbo ;)

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderExcluir
  8. Para mim uma boa almofada é essencial, assim como um edredon aconchegante. Felizmente não tenho problemas de sono, adoro dormir e agora que comecei a trabalhar consegui estabelecer rapidamente uma rotina. São agora 22:42 (há uns meses, a esta hora ainda o dia ia a meio) e já estou pronta para cair na cama!

    ResponderExcluir
  9. Sem dúvida. Além disso têm tanta ou mais qualidade que os "caros" :)

    Felizmente não sou de dormir muito nem tenho grande necessidade de o fazer durante muuuuuitas horas seguidas. Um truque ótimo é darmos horários ao nosso sono :D

    NEW OUTFIT POST | Classic Dots.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito das dicas! :)

    http://myfashionsenseblog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  11. Para mim é a almofada... e ler antes de ir dormir, até parece que durmo melhor!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderExcluir
  12. Não tenho problemas a adormecer, mas depois manter o sono regular é mais complicado. Ajudou muito ter acabado o curso: comecei a dormir que nem um anjo nos primeiros dias pós- defesa da tese. Mas agora começo novamente a acordar muito de noite, a mexer-me muito... Acho que vai muito do ritmo de sono de cada um. Contudo, chega-me perfeitamente 5 ou 6 horas de sono por noite. Não fico a sentir-me mal ou a precisar de dormir mais.

    ResponderExcluir
  13. Conheço alguém que vai adorar ler este teu post. Vou partilhar ;)

    MY KIND OF JOY

    ResponderExcluir
  14. Sou como tu... preciso mesmo de ter aquelas x horas de sono, se não já tudo começa a correr mal!
    Nunca ouvi falar nisso da Lavanda... sou sincera que não é o cheirinho que mais me agrada no mundo. Mas tenho que testar... porque também sofro de enxaquecas...
    E para dormir, o meu telemovel é mesmo o meu maior inimigo. Mesmo que esteja sem nada para fazer, fico ali com o Instagram para cima e para baixo 1000x. Bah.
    Beijinhos
    http://omundodajesse.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  15. Eu também não sou pessoa de dormir 4 ou 5 horas e ficar bem, tento sempre dormir umas 8h pelo menos! Para já não tenho grande dificuldade em adormecer rapidamente e dormir como uma pedra 8h seguidas, mas gostei das dicas. Sempre achei piada a essas 'vendas' para os olhos, mas nunca tive nenhumas :) Quanto ao chá de camomila, adoro, quando está frio tomo imensas vezes, seja antes de dormir ou não :D

    ResponderExcluir