quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Especial Regresso às Aulas - Dicas para tudo correr bem



(Imagens retiradas da Internet)

Tenho muito boas recordações dos tempos tanto da escola como da faculdade. 
Nunca fui uma aluna muito stressada, sempre consegui ter tempo para me divertir e levar a escola a sério. O único problema que tinha, e continua, é que não sei estudar. Nunca nenhum sistema foi verdadeiramente capaz de me fazer ter a atenção suficiente para estar 2 horas seguidas a estudar.
A minha sorte foi a forma atenta como presenciava as aulas e as anotações, estranhas, porém muito assertivas, que ia tirando. E era com essas anotações que em 15 minutos arrumava o estudo do dia.

Como acho que seja o liceu ou a faculdade, devemos ter um óptimo tempo e para que não se torne um tormento, aqui ficam as minhas dicas para que este ano seja bom, muito bom.

- Começa de cabeça limpa. As férias estão a acabar, ou já acabaram, e todos ficamos deprimidos, mas o mundo não acabou. Vai começar uma nova fase, novas experiências e aventuras. Limpa a cabeça de qualquer preconceito e aproveita estes anos.

- Começa a estudar logo de início. Sim, eu disse que não sabia estudar, mas isso não significa que não fizesse nada quando chegava a casa. Como referi, lia as minhas anotações e com o que já tinha apreendido nas aulas, dava-me um bom contexto do que estávamos a estudar. 

- Conhece os teus professores. Lembra-te que iniciar o ano com birras com os professores só te vai prejudicar. Eles estão lá para te ajudar, a maioria pelo menos.

- Arranja a mochila/carteira e a roupa na noite anterior. Este foi um dos truques que desde cedo a minha mãe me ensinou. Ter tudo arranjado e pronto para quando sair do banho de manhã não ter de correr à procura de nada. 

- Arranja o lanche/almoço no dia anterior. É importante levar um snack connosco. Eu detestava os lanches que nos serviam no liceu e na faculdade então era hábito levar os meus. Práticos, bons e mais saudáveis. Na faculdade cheguei a levar almoço alguns dias uma vez que era equipada para nos permitir aquecer a comida. Bem prático e uma vez mais, mais saudável do que as opções do refeitório.

- Faz amigos. A escola/faculdade não são apenas para estudar. Posso dizer que tenho grandes amigos que conheci à muitos anos lá pela creche e escola primária. Outros pelo secundário e liceu, assim como na faculdade, lugar onde o convívio é tão intenso como as aulas. 
Tudo isso faz parte da experiência e é muito importante. Por isso, convivam, conversem e divirtam-se. 

O mais importante de tudo é mesmo aproveitar. Aquele mega cliché "Vais ter saudades do tempo de estudante" é mesmo verdade e quem ainda está nessa fase o melhor é mesmo aproveitar ao máximo.
E estudar, estudar também é importante. 

13 comentários:

  1. Obrigada pela tua visita lá no meu blogue,sim,o ponto de cruz é uma arte muito bonita,fica atenta ao blogue,em breve,mais novidades deste e,também,de outros trabalhos que eu vou fazendo!! Quanto à tua publicação,dás aí excelentes dicas para os jovens estudantes se aplicarem mais e melhor!!

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas, acho que a melhor é começar a estudar no início mesmo para evitar stresses e correrias no tempo dos testes

    >> http://joandcompanystyle.blogspot.pt/ <<

    ResponderExcluir
  3. Adorei as tuas dicas, o meu problema é que stresso muito facilmente :P

    ResponderExcluir
  4. Ai que saudades dos regressos às aulas!

    ResponderExcluir
  5. Excelentes dicas, sem dúvida!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei as tuas dicas, são tudo o que eu procuro fazer de início!

    With love, Miss Melfe

    ResponderExcluir
  7. Great post! Very inspiring!
    I love your blog!
    Would you like to follow each other? Follow me on Blog and Google+ and I'll follow you back!
    www.recklessdiary.ru

    ResponderExcluir
  8. Um bom regresso para todos os estudantes!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  9. Por acaso, do tempo de estudante, só tenho saudades das férias enormes :p
    Mas achei que as tuas dicas fazem muito sentido :)

    MY KIND OF JOY

    ResponderExcluir
  10. Eu até gostei do meu tempo de estudante! Sempre fui uma aluna exemplar e dedicava-me imenso! E esses teus conselhos são mesmo impecáveis! =)

    www.anafernandes.ch

    ResponderExcluir
  11. Boas dicas, também acho que é fundamental estudar logo de início. Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Boas dicas, nesta altura do ano são sempre bem-vindas! A organização realmente é muito importante.
    Mesmo sem grandes períodos de estudo conseguiste encontrar o teu método, isso é que importa! :)

    ResponderExcluir