quinta-feira, 21 de julho de 2016

O histerismo e o preconceito

A minha formação académica aprimorou a minha perspectiva sobre a sociedade. Tornei-me uma pessoa mais tolerante. Se durante toda a vida tentei afastar-me de preconceitos, mantendo sempre alguns como é normal, a sociologia mostrou-me como é importante termos uma mente aberta para todos os comportamentos humanos.

A par disto, da minha tolerância adquirida, tenho uma característica intrínseca difícil de ultrapassar. Não suporto o preconceito associado ao histerismo.
O que quero dizer com isto? Detesto pessoas que espalham o seu preconceito como algo certo de uma forma autoritária e algo histérica, como uma verdade absoluta.

Vamos a exemplos. Nas últimas semanas o Pokémon Go tornou-se viral. Pequenos e grandes, jogam e divertem-se a apanhar bichinhos virtuais. Se é algo que vai melhorar o mundo? Não, não é. Mas vai fazer mal? Também acredito que não.
É um jogo, joga quem quer e pouco mais há a dizer. (Sim, há questões sociologicas que podem ser abordadas em relação a isto mas não é o que quero abordar.)
Agora a minha grande questão é, qual o problema de algumas pessoas que destilam ódio, preconceito e snobismo relativamente a quem joga? 
O que move estas pessoas a catalogarem uma imensidão de diferentes pessoas, com diferentes características, unidas apenas por um certo jogo? 
E quem diz este jogo diz pessoas que usam imagens de bandeiras no facebook, pessoas que tiram selfies, pessoas que ouvem Justin Bieber ou Tony Carreira ou que leem livros água com açúcar. 

Não consigo perceber esta falta de tolerância em relação ao outro e aos seus gostos. Este histerismo assoberbado do "eu sou melhor que tu".  Esta forma triste de nos relacionarmos.

Este é mesmo o grande problema que identifico na nossa sociedade actual, a falta de empatia que nos leva a marginalizar uma brutal parte a sociedade que não se enquadra nos nossos preconceitos. A nossa falta de aceitação às diferenças entre iguais e a necessidade de nos sobrepormos aos outros.


Por meu lado, eu leio poetas russos como leio histórias do tio Patinhas. Aprecio Monet assim como Andy Warhol. Gosto de filmes europeus assim como as loucas obras de pancadaria do cinema americano. Ouço Bach como ouço Beyoncé. 
Isso torna-me foleira e inculta? Não meus caros, tona-me completa. 

Gostava mesmo que a tolerância se torna-se uma tendência. Seriamos tão mais felizes e leves. 

14 comentários:

  1. Sim fariamos todos mais cultos e completos, ao apreciarmos a variedade entre todos.

    ResponderExcluir
  2. concordo com tudo. A verdade é que as pessoas não conseguem aceitar que os outros são diferentes, gostam de coisas diferentes. Mas qual era a piada de sermos todos iguais? Isto começa a acontecer, eu vejo as miudas do secundário a vestirem-se todas de igual, com cabelo igual, maquilhagem igual. Parece que não têm personalidade prorpia. ou será que é medo de mostrar quem são realmente porque podem não ser aceites?

    Eu sou muito "i don't care". Não me chateia as opções das outras pessoas. Se acho que tá mal, eu digo. Mas estou perfeitamente consciente que a minha opinião não vale nada.

    beijinho
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Era bom que a tolerância se tornasse a tendência, mas acho que ainda estamos muito longe disso...

    ResponderExcluir
  4. Esse texto é tão bom que vou copiar e publicar no meu mural. Os egos estão cada vez maiores e os valores cada vez menores.

    ResponderExcluir
  5. Não percebo nem suporto.
    Parece que está na moda ser anti-moda, o que é estúpido! Não ignoro os problemas que o jogo traz, mas tudo tem o seu lado bom, não gostar porque já provocou acidentes é uma coisa, ser contra só porque sim é parvo...

    ResponderExcluir
  6. Acho este jogo de uma incrível inteligência. Quem o criou e conseguiu dar o salto do jogo que jogavamos quando eramos pequenos para o que é hoje, é simplesmente fantástico.
    Tendo em conta que aliada à convivência com outros está também a prática do exercício físico, é preciso também ter noção dos limites.
    Beijinhos, e parabéns pelo blogue.

    with love,
    Utopia.

    ResponderExcluir
  7. Clap clap clap, adorei este post e sinto-me muita vez como tu. Mas há malta que gosta de ser hater o que se há-de fazer? Eu contra o pokémon só reclamo de no meu telemóvel estar sempre a bloquear grrr, senão também andava feita maluca a tentar apanhá-los todos!

    ResponderExcluir
  8. Fogo não podia estar mais de acordo com o que escreveste aqui.
    TÃO CERTA!!!!!!!!!
    Como tu também não gosto de julgar pessoas com base nos seus gostos. Por vezes dou por mim a julgar alguém mas com base nas suas atitudes... não que eu goste muito de julgar quem quer que seja, costumo dizer que por detrás de cada pessoa há uma história que não conhecemos e que de certa maneira essa história a pode levar a agir da maneira A B ou C, mas ok, acho mais "normal" julgar alguém com base nas atitudes do que nos gostos, não sei.
    Mas voltando ao tema, quem fala de jogos como este do pokemon também podia falar de pessoas que vêm novelas, lêem a Maria ou gostam de assistir a Casa dos Segredos! Eu já fui meio "julgada" por alguns dos meus gostos e preferências, quer a nível cultural ou mesmo da forma como me visto, mas assumo do que gosto, sem vergonha, e não tenho complexos nenhuns com isso! Quem gosta, TOP, quem não gosta TOP na mesma, não temos de ser todos iguais né?! Como tu dizes não me acho melhor nem pior que ninguém por ter um gosto ou outro mais "brega"! Aliás, faz-me confusão gente que se acha a superior só por pensar ter um gosto mais refinado do que os outros... acho que isso nem sequer define se és melhor ou pior pessoa!!!
    É como já ouvi dizer, "eu tanto vou ao arraial dos bombeiros como ao baile da Armani!". É preciso é saber estar, educação cabe em todo o lugar, e desde que não se ande aí a insultar ninguém... tranquilo
    Mas vá, quando li sobre o histerismo ali em cima pensei que ias logo falar de bichas. Lá está, eu não tenho nada contra gays e lésbicas mas confesso que me incomodam aquelas pessoas muito bichas, mega histéricas... não sei, incomoda, não gosto de ver... lá está, são as atitudes (infelizmente isto não se resume só a bichas, há muita gente aí com esse síndrome da histeria, não gosto.)

    >> http://joandcompanystyle.blogspot.pt/ <<

    ResponderExcluir
  9. Concordo 100% contigo! Também não percebo esse fenómeno das pessoas implicarem com os gostos das outras!!
    Bj S

    ResponderExcluir
  10. Concordo com tudo! Quem fala assim não é gago.
    Xoxo
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  11. Concordo com o que estás a dizer. No entanto, no caso concreto do jogo dos Pokemón acho que o problema está nos exageros de que se tem ouvido falar, como naquele caso em que o trânsito de uma auto estrada em Inglaterra que ficou parado por 5h por causa de uma batalha de Pokemón. Isso não faz o menor sentido (assim como outros exemplos, como invasão de propriedade alheia) faz o menor sentido. Fora os exageros, acho que ninguém tem nada que opinar sobre o que alguém faz ou deixa de fazer com o seu tempo :)

    MY KIND OF JOY

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito deste post! Até porque ninguém é inculto, todos nós temos uma cultura, certo? E tens toda a razão, não devíamos ser intolerantes. Nem sequer sei porque é que os gostos dos outros incomodam tanta gente... Enfim!

    ResponderExcluir