sábado, 28 de maio de 2016

O que li durante a semana #10

Depois de ma semana de intervalo, voltam as "minhas" noticias. 

Não podia começar por outra notícia. 
Nojo, revolta, tristeza e humilhação. Foi tudo o que senti ao ler a notícia. Não há nada que a faça parecer menos má, não a nada que atenue a dor. Simplesmente horrível. 

"TRINTA HOMENS.
Trinta.
Vinte e nove
Vinte e oito
Vinte e sete
Vinte e seis
Vinte e cinco
Vinte e quatro
Vinte e três
Vinte e dois
Vinte e um
Vinte
Dezanove
Dezoito
Dezassete
Dezasseis
Quinze
Quatorze
Treze
Doze
Onze
Dez
Nove
Oito
Sete
Seis
Cinco
Quatro
Três
Dois
Um
Nenhum.
Eu tiraria todos – um por um – de cima de você neste momento, irmã. Eu limparia seu corpo, tiraria o som dos seus ouvidos, o cheiro deste lugar, as lembranças. 
Se o tempo voltasse, eu os impediria de terem saído de casa. Todos eles.
Eu desligaria os celulares, os computadores, tiraria baterias dos carros, dos ônibus. Eu faria feitiço, veneno, poção, dor de barriga para todos. Trinta.
Eu te levantaria daí e te levaria pra ver o pôr do Sol no Arpoador, se o mundo girasse ao contrário… Mas o mundo não gira.
Foram Trinta.
Um ex-companheiro e vinte e nove “amigos”. Nenhum deles se compadeceu. Vinte e nove seres humanos toparam se unir a um criminoso.
Trinta.
Trinta e um agora compartilharam. Trinta e dois riram. Trinta e três justificaram. Trinta e quatro se excitaram, trinta e cinco procuram o vídeo neste momento.
Agora o número se torna uma projeção geométrica. A misoginia aparenta infinita, o ódio e o machismo aparentam grandiosos demais. A primeira reação do público masculino em geral é ver o vídeo.
No entanto, quando pensei que fôssemos só nós duas, olhei para o lado e vi três, quatro, cinco. Chegaram seis, sete, oito, trinta.
Em segundos fomos noventa, cem, mil, somos milhares por você. Aquele som, aquele cheiro… Queremos que sua memória apague, mana!
E que o mundo nos ouça: “A CULPA NUNCA É DA VÍTIMA”. Que ecoe.
Que ecoe: Daqui vocês não passam. Não passarão.
Que cada uma de nós seja porta voz do ocorrido. Se a grande mídia não denuncia a violência contra a mulher periférica, que nossas mãos sejam denúncia.
Na violência contra a mulher todas metemos a colher.
DENUNCIE.
No site do Ministério Público, Polícia Federal e disque 180. Mexeu com uma, mexeu com todas."
(Texto de Luara Colpa)


Sempre gostei da selecção de leitura do NY Times, Como muitos dos livros publicados nos EUA apenas chegam por cá alguns longos meses depois, uma das coisas que normalmente faço é comprar os ebooks em inglês, sendo que a lista do NY Times dá-nos sempre várias ideias interessantes, 

Para quem gosta de futebol hoje é um dia especial. Joga-se a final da Liga dos Campeões, o "nosso" Ronaldo vai jogar e todos esperamos um bom espectáculo. 
Sou daquelas pessoas que grita, se irrita e não gosta de conversa durante os jogos mas não consegui parar de rir com algumas destas perguntas. 

Não há muito a dizer, já disse muito aqui. Continuamos com uma sociedade ridiculamente racista e estúpida.  

Para a semana há mais e esperemos que melhores.
Bom fim-de-semana. 

12 comentários:

  1. A noticia que veio do Brasil é horrivel :(
    Não vi o video, mas tudo que foi descrito pelas noticias que correm por ai, chegou... é demais, ninguem merece :(

    ResponderExcluir
  2. Já tinha lido a primeira notícia é deixou-me enojada a um ponto que nem consigo descrever. Que se faça justiça é tudo o que desejo, mas justiça nenhuma vai conseguir apagar as lembranças de quem passa por uma experiência horripilante destas

    ResponderExcluir
  3. Há notícias que continuam a provocar-nos um vómito instantâneo!!:(
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. é arrepiante ouvir uma noticia dessas...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  5. A noticia da violação é um murro no estômago. Horrível. Devem ser todos punidos irrepreensivelmente!

    ResponderExcluir
  6. Um nojo. Às vezes o mundo desilude tanto...

    ResponderExcluir
  7. Tenho acompanhado a notícia da violação e é horrível, nem dá para acreditar no que o ser humano consegue fazer.

    Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog |

    ResponderExcluir
  8. Esse texto expressa tudo o que eu penso e senti com isso tudo.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado, querida :D Também é um detalhe no qual gosto imenso de apostar :D

    Que horror!!! Hoje em dia é triste ver como as pessoas tratam as pessoas por meras "coisas".

    NEW DIY POST | Pillows Inspired By Tumblr.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  10. Eu sigo algumas páginas feministas brasileiras, por isso, por isso soube da notícia logo quando começou a circular. Vi uma fotografia explícita, vi os tweets nojentos, de uma total falta de empatia, e fiquei mal disposta. Infelizmente, não fiquei surpreendida porque nada disto é novo. E o que é importante é percebermos que aqueles 30 não são malucos nem doentes - é essencial ler estes casos à luz do que realmente são: comportamentos permitidos pelo machismo e pela misoginia, pela 'rape culture' ou 'cultura do estupro' como é chamada no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha mais sincera opinião, isso da 'cultura do estupro' é apenas uma desculpa para dizer que isso é normal no Brasil. Não é, ninguém aqui é ensinado que isso é normal, a não ser que conviva com pessoas que acham isso normal - ou seja, pessoas doentes com problemas mentais. Esses 30 estupradores são, sim, doentes e criminosos, e não, isso não é algo que acontece frequentemente no Brasil. Eu sei disso porque vivo aqui, e vi muita gente totalmente chocada porque um caso desses é inédito. Violações ocorrem em todo o lado, infelizmente, mas não é a tal cultura do estupro que a causa - é a mente depravada de alguns seres. Lamento muito que culpem a sociedade e o tal machismo por um ato que foi feito por 30 criminosos.

      Excluir
  11. A primeira notícia é simplesmente perturbadora e horrível em vários sentidos. Como é que é possível acontecer uma coisa destas? É inacreditável, tanto o acontecimento como a opinião de muita gente em relação a ele. Enfim...

    ResponderExcluir