terça-feira, 24 de maio de 2016

308

Ontem falei numa nova semana com novas oportunidades de fazer melhor, ora um dos começos está relacionado à minha saúde.
308. É o numero mágico que me vai fazer mudar de vida. 

26 anos e 308 de colesterol total. A verdade é que os meus índices sempre foram altos, desde miúda, mas nunca a estes níveis.
Sou sincera, o número não me assusta, o que me assusta é todo o histórico familiar de AVC´s que tenho. Todos os meus avós os tiveram, hoje o meu guerreiro está na cama por isso. 
Claro que aconteceu não só pelo colesterol que tinham, nem tenho a certeza que os meus avós paternos o tinham, mas sei que o meu avô, que há 8 anos está acamado, sofria desse mal e nem sempre foi o mais cuidadoso.

Posto isto, é hora de mudar. 

Na alimentação não há muito a mudar. Há muita coisa que já não consumo no entanto terei de fazer pequenas mudanças. Essencialmente terei de retirar o queijo e os enchidos (única carne que adoro comer) da minha alimentação. O queijo será a minha grande tristeza. Assim como alguns mariscos. Eu amo marisco e como com alguma regularidade. 

A preguiça tem de acabar. Não há sensação tão boa como a quando acabamos de nos exercitar, no entanto nos últimos tempos a inércia tem ganho sempre.
Já não há corridas, exercícios em casa ou meros alongamentos e yoga. Não há nada.
Mas como o exercício, para além de tudo, é essencial para ajudar no controlo dos índices de colesterol, vamos lá mexer o corpo.

Controlar. Depois de uma doença que me levou a fazer analises todas as semanas a verdade é que criei uma pequena aversão e nos últimos 8 meses não verifiquei nada, o que para mim é obra. Normalmente gosto de ter tudo controlado e neste momento descontrolou-se tudo.

As próximas análises sérias serão no começo de Agosto, tenho então dois meses para tudo voltar ao normal e recuperar a minha saúde plena. 
Vamos lá trabalhar.

Algumas dicas para me ajudar?

8 comentários:

  1. Quando temos historial de níveis altos na família, normalmente dificulta ainda mais ter resultados normais. Mas com a alimentação cuidada e exercício físico isso costuma ir ao sítio ;)

    ResponderExcluir
  2. Vais ver que rapidamente mudas isso :) Eu também decidi que ia começar a ser mais saudável. Mas no meu caso o problema é mesmo a alimentação!

    Força!

    MY KIND OF JOY

    ResponderExcluir
  3. Da última vez que vi, o meu estava a 252. Mas ainda não me decidi a mexer-me. Até ando com medo de ir ver, outra vez.
    Humpf! É uma estupidez que tudo o faz bem seja o que menos gosto de fazer.

    ResponderExcluir
  4. nao tenho dicas, nem boa saude.
    muito menos habitos saudaveis.
    desculpa.

    que tudo fique bem.

    ResponderExcluir
  5. Cortar os enchidos será um bom começo!! E roupa gira para fazer longas caminhadas...é urgente por-nos a mexer muito ...todos os dias temos de fazer esse esforço com a certeza que ao fim de algum tempo já nem representa um esforço.
    Cuida-te sim??
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho dicas, mas acho que não vais gostar :P
    Cá vai - basta não consumires produtos de origem animal, uma vez que só esses contêm colesterol. Ou então reduz ao mínimo, assim uma espécie de controlo de danos. Não comas ovos!

    Espreita esta palestra que é exclusivamente sobre a alimentação: http://nutritionfacts.org/video/uprooting-the-leading-causes-of-death/

    ResponderExcluir
  7. Acho que as dicas tu já as conheces... resta-me desejar-te boa sorte! (=

    ResponderExcluir
  8. Fazes bem em tentar (e decerto conseguir!) mudar, há poucas coisas tão importantes como a nossa saúde :)
    Força nessa mudança!

    ResponderExcluir