quarta-feira, 13 de abril de 2016

Sotaques.

Eu não tenho sotaque. Nenhuma forma de falar que automaticamente me transporta para uma região geográfica.
Agora tenho um grande mal, sou uma esponja de sotaques.
Eu tenho família em muitos locais e é curioso como pouco tempo depois de estar perto deles começo a absorver todas as expressões e entoações.
Se vamos para o Norte, onde está a minha família materna, logo começo com as expressões bem típicas e aquele sotaque único.
Para o sul, onde a família do E se encontra, começo com as expressões tipicamente algarvias.
Até em outros pontos do globo, onde o português se canta de outra forma, toda essa diferença começa a entranhar-se em mim.
O que já me fez passar vergonhas.
Porque quem me conhece, não liga, mas para quem sou uma desconhecida, pensa que estou em tom de gozo, o que não podia ser mais distante. 

E por aí, também partilham do meu drama?

14 comentários:

  1. Eu tenho sotaque. Nasci e sempre vivi em Lisboa mas todas as minhas raízes são transmontanas por isso lá sai uma expressão ou uma palavra com uma forte entoação do carai! (expressão nortenha!) ahahahah

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho sotaque, mas dois dias em qualquer lado ou com alguém que tenha e pimba, apanho o sotaque. Aqui em França é igual, toda a gente me diz que o meu francês é excelente, que nem pareço portuguesa (aparentemente, os portugueses têm imenso sotaque quando falam francês... e é verdade, já pude testemunhar), e também já estou a apanhar o sotaque do meu departamento... que nem sequer é muito bonito! =P

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que tenho sotaque! Eu vivo no norte desde os meus 12 anos, mas sou algarvia, a modos que no norte dizem que não tenho muito sotaque, só algumas palavras e expressões, mas no sul dizem logo que tenho sotaque nortenha :) Mas eu também sou como tu, adapto-me muito ao sotaque da outra pessoa.

    ResponderExcluir
  4. Eu cresci no Porto, embora a minha família seja de diferentes pontos do país. No Porto dizem que não tenho grande sotaque mas sempre que falo com pessoas do sul, uma das primeiras coisas que comentam é o meu sotaque do Porto.

    ResponderExcluir
  5. Sou de Lisboa (ou seja, sem sotaque) mas quando vou ao Norte começo a absorver as palavras que por lá dizem, com o típico sotaque. E até que gosto :)

    ResponderExcluir
  6. Eu também sou um pouco assim! Ahah.
    beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que não tenho sotaque, mas o Miúdo diz que sim... e quem não me conhece diz: "ve-se mesmo que es do Norte"... porque será :p

    ResponderExcluir
  8. Eu sou igualzinha e é algo que me irrita bastante, principalmente porque muitas das vezes ganho o sotaque por estar a "gozar" com os outros e a meter-me com eles! Tinha uma amiga que dizia "bem" de uma forma muito esquisita e hoje em dia dou comigo a dizer da mesma maneira que ela dizia. Quando fui para a universidade o meu grupo de amigos era de Porto e arredores e ganhei o sotaque deles! Chegava a minha casa e chateavam-me a cabeça por eu ter sotaque! Enfim... :)
    Beijinho

    ResponderExcluir
  9. Eu sou muito assim! Estou no Brasil há um ano e meio e várias pessoas que me conhecem desde que cheguei já disseram que o meu sotaque mudou. Mas felizmente não levam a mal e até gostam, porque me entendem melhor :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Eu, embora tenha nascido e vivido sempre em Lisboa, tenho sotaque isto porque em pequenina tinha muito a 'mania' de imitar os meus primos a falar e acabei por ganhar 'sotaque' o pior agora é que cada um é de um lado diferente portanto acabam sempre por pensar ou que sou do Norte ou que nem sou Portuguesa!

    Beijinhos, Hellen
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  11. Também gosto muito de sotaques!
    Imito bem um nortenho e um açoriano :)
    Mas sendo de Leiria...não tenho sotaque!

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho sotaque das terrinhas da região (litoral norte, perto do porto) e depois que entrei na uni comecei a juntar este ao do próprio porto! Oh!

    ResponderExcluir
  13. Não tenho um sotaque pronunciado, mas sendo do Norte falo um bocado à Norte :P Não saio muito daqui, por isso não sou grande esponja nem me posso compadecer. Deve ser estranho :P

    ResponderExcluir