quinta-feira, 14 de abril de 2016

Livro da Semana, Um mais um, Jojo Moyes


Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou.Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?


Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio. (Sinopse em Português do Brasil)


Eu gosto da Jojo Moyes. Acho que tem uma escrita fácil e fluída. 
Podem ler aqui o meu livro favorito da autora. 

Já tinha lido sobre este livro e fiquei curiosa, por isso decidi encomenda-lo na Fnac, a versão inglesa, uma vez que ainda não existe tradução em português de Portugal, apenas português do Brasil. 

É um livro fofo, daqueles que nos entretêm numa viagem ou uma tarde ao sol. Não é uma grande história, não senti uma grande empatia com as personagens, tirando a doce Tanzie. As personagens adultas são um pouco vazias, especialmente Ed
Assim sendo, o deleite do livro são mesmo as personagens mais novas. Como já referi, a Tanzie, um génio matemático muito divertido e Nicky, um adolescente cheio de inseguranças mas que se torna uma delícia acompanhar. 

É um livro de leitura rápida, mas que também não perdura muito na memória.
Recomendo para quem gosta de histórias leves e fáceis de ler.


Adenda: Como devem ter reparado, pelo menos assim espero, que venho intercalando livro mais "pesados" com leituras mais leves, Isto porque nem todos gostamos no mesmo e quero dar dicas variadas e que se adeqúem a qualquer gosto. 

5 comentários:

  1. Por acaso nunca tinha ouvido falar sobre este livro. :)

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar deste livro, deve ser uma leitura interessante (=

    ResponderExcluir
  3. Estou a ler "O Olhar de Sophie" da mesma autora. :) Já fico com mais duas ideias. Obrigada!
    Também já li "Um Violino na Noite". Não é dos meus preferidos, mas como dizes é de uma leitura mais simples e leve.

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro interessante. Acho que lhe vou dar uma chance. E como te entendo na opção de comprar em inglês :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir