segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Um mundo diferente

Quando sais da tua bolha, quando te propões a ver o mundo algo dentro de ti muda.
Nas viagens que já fiz já vi imensa coisa diferente que me fez mudar a minha forma de ver as coisas. Por isso é que viajar é tão importante.

Uma das mais marcantes viagens que fiz foi a Angola. Era um sonho antigo, muito desejado que mudou completamente a minha forma de encarar o mundo. 
Nós, europeus, temos um conceito de pobreza muito distante do que é a pobreza real, a pobreza que te subnutre o corpo e te colhe a alma. 
Em Angola vi mundos muito diferentes. Vi a pobreza mais extrema que já presenciei e a riqueza mais luxuosa que vivi. 

Nunca mais me esquecerei do momento que sai de um restaurante, depois de uma refeição repleta de marisco e regada de bom vinho, e vi um pequeno menino, não mais de três anos e a pedir para limpar os sapatos de um dos membros do nosso grupo. Sujo, roto, mas a sorrir.
Foi um momento tão chocante, tão revelador, tão transformador. 
Percebi a olhar para aquela criança que a forma como valorizava algumas coisas era apenas ignorante, percebi a olhar para aquela criança que o mundo onde vivo é não é o mundo que sonhei viver. E sobretudo, percebi a olhar para aquela criança que se não agirmos nada vai mudar, nunca. 

Foto tirada em Angola em Fevereiro de 2013. 

6 comentários:

  1. Ora nem mais, se nunca agirmos nada realmente mudará!

    ResponderExcluir
  2. É realmente triste e difícil de encarar as duas realidades: a riqueza e a pobreza
    Pelos pobres a riqueza é sempre recordada mas pelos ricos a pobreza muitas vezes é esquecida

    ResponderExcluir
  3. Agir e sobretudo fazer o que está ao nosso alcance mesmo ao nosso lado. Não fingir que não existe. Se todos fizermos o que está ao nosso alcance...esse pouco faz a diferença!
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Isso é tão triste....

    Eliana,
    http://around-eliana.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Ui ui ui,se eu já lamento o que é ser pobre,imagina aquelas pessoas que nem casa têm,isso sim,é ser pobre e ter uma vida triste!! Lamento imenso por pessoas que morrem de fome e não têm casa!! http://artesedesenhossofiaafonso.blogspot.pt

    ResponderExcluir