sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O amor não se explica!

Dia 28/06/2000. Foi o primeiro jogo de futebol que me lembro de chorar. Portugal perdeu a meia-final do Euro 2000 com a França. Eu tinha dez anos e o meu coração partiu-se nesse dia.
Vejo futebol desde que me lembro. Acompanhada pelo meu pai, avô e tios, sendo a única mulher, ainda que criança, verdadeiramente interessa nisto do futebol, lá em casa.
As duas figuras predominantes, o meu pai e avô são benfiquistas até à alma e eu, nasci e morrerei portista. Discuti muito ao longo dos anos. Lances, decisões e resultados com eles, mas além de sermos tão distantes em cor, somos muito próximos no amor pelo futebol.
Quando me perguntam porque gosto tanto nunca respondo, porque não há resposta possível que faça entender quem não gosta.

Há diversos lugares comuns contra este desporto, que é para entreter o povo, que é o desporto dos analfabetos e por aí.
Eu só tenho vinte e seis anos, mas já vi muitos jogos nesta vida, e o futebol mudou muito nestes últimos anos, indo numa direção que não será a melhor, mas a paixão por este jogo ultrapassa tudo isto.
Ser de um determinado clube é como ser de uma tribo, é "lutar" pelas nossas cores e emblema, é apoiar, é gritar, é, independentemente do resultado, sentir orgulho.
Quando a bola roda, o coração acelera. Quando há um lance perigoso, sentimos a frustração. Quando há golo, é um êxtase orgásmico.

Nos últimos tempos o meu clube, a minha paixão não está a passar uma boa fase. O FCPorto está a atravessar um momento dramático. 
Sim, dramático! Para quem é portista, ver o nosso clube perder a identidade, jogar sem alma, dói. E dói porque para quem ama o desporto quer mais e principalmente cá dentro, quem é do Porto exige mais.
Digo que jamais poderia ser de outro clube por duas razões. A primeira é porque nasci para vencer e o único clube em Portugal que ganha desde que me lembro é o Porto e a segunda razão, e mais importante, porque há pouco clubes no mundo com a raça do Porto, há poucos clubes que se assemelham tanto à rebeldia intrínseca da minha personalidade. Porque no Porto todos são um pouco rebeldes, inconformados, desejosos de mais. 
E agora, ver a nossa mística perder-se assim e ninguém fazer nada é absolutamente devastador.

Eu sou apaixonada por futebol em geral e pelo Porto muito em particular e o que eu gosto mesmo é de bom futebol, de vibrar, de sentir a adrenalina, de me apaixonar repetidamente pelo jogo.

Fico à espera de um novo começo, um novo dragão que nos faça sorrir.

Isto é amor e para quem não o sente, não vou explicar mais =)  

8 comentários:

  1. Nossa, realmente diferente uma mulher gostar tanto de futebol.
    E dá para notar sua paixão pelo modo que fala.
    Está bem explicada sua paixão hahaha, mega beijo
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Compreendo perfeitamente... só que tendo para outro lado :)

    No meu caso, o que me partiu o coração foi a final do euro 2004... chorei mesmo, estávamos lá tão quase...

    ResponderExcluir
  3. Partilho contigo essa paixão pelo futebol mas o meu clube será sempre o Sport Lisboa e Benfica ;)
    Beijinhos

    http://giuliettax.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Essa meia-final contra a França no Euro 2000 foi também a primeira vez que o futebol me partiu o coração. Até hoje, a selecção da França é o meu ódio futebolístico à conta disso, e também porque perdemos sempre contra eles, apesar de jogarmos melhor (2006 de novo), dá-me mesmo raiva xD
    Com o nosso Porto já chorei lágrimas de tristeza e de alegria. A maior choradeira foi mesmo de alegria com aquele golo do Costinha no último minuto em Old Trafford, que nos apurou para as meias-finais da Champions, ano de 2004, e o resto é História :)
    Também sempre cresci a ver e a falar de bola, quando era mais nova comprava os jornais desportivos e tinha muitas amigas que eram como eu. Por isso me dá raiva quando um homem se recusa a falar de futebol comigo porque sou mulher (dizem eles). Mas eles que vivam felizes nas suas cavernas. Quanto a esta fase do FCP, o primeiro passo para a mudança está dado, agora é acreditar que a garra vai voltar! Eu acredito! Beijo

    ResponderExcluir
  5. Bem ao contrário de ti não ligo nada ao futebol. No entanto o meu clube sempre foi, é e sempre será o GRANDE FCP embora esteja numa fase...já de algum tempo, um pouco debilitada..a equipa não está com moral absolutamente nenhuma e também do pouco que percebo não existe grande garra na equipa em conjunto. Não é aquela coisa quando o Mourinho estava por cá à uns bons anos. Vibrava tanto nos jogos, deus me livre...eram lindos. Agora vibro mais com a seleçao, mas acho que a melhor época foi mesmo o euro 2004..não me lembro do jogo que mencionaste, nessa altura só me lembro de ver na escola primaria o jogo com os EUA que nem deve ter sido nesse ano, e que fizeram autogolo...acho que fiquei tão desiludida! lol...de qualquer das formas...o amor que sentes pelo futebol eu sinto pela fotografia e são coisas que não da para explicar mesmo! Por isso, nunca desistas ou te sintas mal com o que os outros digam.
    E, já agora...vamos ver o que vai sair daqui para o nosso FCP!

    xoxo, Sofia Pinto
    SORTEIO ♥

    ResponderExcluir
  6. Cada pessoa tens as suas paixões e como paixões não se explicam, sentem-se o melhor mesmo é vive-las intensamente!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Partilhamos a mesma paixão! Melhores tempos vêm aí...espero eu!!
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderExcluir