quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

A Perturbação Obsessiva - Compulsiva.

Eu tenho POC. Ou TOC. O que interessa é que sofro de uma patologia obsessiva - compulsiva.

Pausa para respirar fundo. (Cada vez que o digo, falha a respiração.) 

Antes de mais quero esclarecer o que é a POC. 


Obsessões são ideias, pensamentos, impulsos que a pessoa não quer ter, mas não controla e causam ansiedade significativa. Por exemplo, a ideia de ficar contaminado por tocar num objecto ou superfície, a dúvida persistente se fechou ou não uma porta, se a roupa está bem lavada, se as mãos estão limpas após as ter lavado, a necessidade de contar objectos ou realizar tarefas segundo uma determinada ordem ou impulsos, como por exemplo, magoar, ferir alguém, de utilizar facas ou outros objectos perigosos com pessoas próximas, entre muitos outros exemplos.

As compulsões são comportamentos, acções, pensamentos, em resposta ao mal-estar causado pelas obsessões. Por exemplo, o pensamento obsessivo repetido de que as mãos estão sujas, surge a compulsão de lavar as mãos até aliviar o mal-estar. Isso pode acontecer várias dezenas de vezes por dia

Sempre tive manias. Sempre sofri de ansiedade. Sempre soube que algo não estava bem. 
Apenas aos vinte e três anos é que descobri.

Lembro-me perfeitamente do meu primeiro ataque de pânico. Tinha seis anos. 
Pensei que ia morrer naquele dia.
A origem? Estava convencida que era adoptada. Não queria perguntar a ninguém pois tinha a certeza que iriam confirmar a minha história.
Não conseguia pensar em mais nada, e vinte anos depois consigo ainda sentir aquela angustia. 
Tudo culminou num tremendo ataque de pânico e na minha primeira visita ao psicólogo. 
Claro que a minha história não passava de criação de minha cabeça e infelizmente o psicólogo disse que era criatividade. Foi há vinte anos.

Durante toda a minha vida tive estes momentos. Que aprendi a manter para mim. Nem sempre acontecia, mas quando acontecia tentava ao máximo esconder. Não sabia bem explicar e achava que ninguém iria perceber. E tentava camufla-los na minha mente com as compulsões.

Não tenho muitas compulsões, felizmente. Mas as que tenho levo ao extremo.

É exaustivo. É horrível. É a minha doença. 

Pouco tempo depois de fazer vinte e três anos, a minha vida corria perfeitamente e começaram as obsessões de forma intensa. 
Dia após dia pioravam e eu fui enlouquecendo. 
Chorei desde acordar até dormir, estava assustada. E tomei a melhor decisão da minha vida. Ao terceiro dia, decidi procurar ajuda e não lutar sozinha. 
Finalmente descobri o que tinha. 
Por fim tinha um nome para a minha angústia. 

Os dias em que me sinto exausta apenas de pensar; os dias em que me detesto porque não entendo de onde vem tudo aquilo; as incontáveis e massacrantes lavagens as mãos e braços; as verificações das portas; os dias que não são dias. Tudo teria um nome a partir daquele momento. 

É uma luta diária. Creio que será uma das grandes lutas da minha vida. Mas como em tudo, eu nasci para vencer.



12 comentários:

  1. O pensamento é mesmo esse... todos os dias uma luta, um dia é um dia e conseguires falar disso abertamente também já é um passo nessa luta.
    Beijinho e força!
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É mesmo esse o espírito! Que nunca percas essa força!

    ResponderExcluir
  3. Não imagino o que seja viver com tal, mas admiro a tua coragem!

    ResponderExcluir
  4. É assustadora a dificuldade em conseguir diagnosticar a POC! Imagino quantas pessoas não têm o mesmo problema e não o sabem...
    Não deve ter sido fácil para ti revelares-nos isto, mas ainda bem que o fizeste, pois isso só demonstra a tua coragem! Muita força!

    ResponderExcluir
  5. Tens de ter muita força e acreditar que não é isso que te guia. TU guias a tua vida! Essa ansiedade só está aí porque não a sabes, ainda, controlar e usar da melhor forma. Infelizmente, só tu podes solucionar o teu problema (não é animador, mas é a verdade) e com a tua luta diária tu vais conseguir. Tens é que acreditar e confiar em ti!
    Partilhares isto connosco só mostra que tens muita força e não tens que te esconder de nada nem de ninguém, nem tão pouco teres vergonha de ainda não conseguires controlar esses pensamentos e comportamentos. Mas vais conseguir... Acredita! Se precisares, estou aqui. :)
    Beijoca***

    Vsita: momentomaravilha.blogspot.pt ou por email mcferreira616@gmail.com ;)

    ResponderExcluir
  6. Como eu te compreendo. Vivo todos os dias com estas angústias.
    Beijos

    http://nailsbyanas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Nunca conheci ninguém com POC. Foi muito interessante ler o relato da tua batalha... Espero que a tua luta diária se veja mais facilitada.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Acabei de descobrir o teu blog mas queria dizer que acho que fizeste muito bem em procurar ajuda e em partilhar a tua história :) Bom fim-de-semana.

    ResponderExcluir
  9. E pronto, depois disto não te posso dizer mais nada, porque tenho a certeza absoluta de que és mais forte! :)

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma pessoa muito próxima de mim que também tem POC :)
    Força, se fosses uma má pessoa era bem mais grave!
    Tenta criar estratégias mentais para ultrapassar isso (eu, mesmo não tendo poc, também crio algumas para desviar pensamentos).

    ResponderExcluir
  11. Também já tive um ataque de pânico, sei que não passa do psicológico mas é simplesmente horrível. Tive a mesma sensação que tu, "Pensei que ia morrer naquele dia."
    Força linda!

    ResponderExcluir