O meu pequeno grande vício.
No Inverno é comum vê-los por todo o lado, na mesa da consoada não faltam, mas na minha vida, não há dia que não apareçam.
Não como em grandes quantidades, mas todos os dias como uma pequena porção variada. Adoro de paixão avelãs e noz pecã, mas no geral adoro-os a todos.
Os frutos secos, além de não engordarem como diz o mito, consumidos com moderação, só trazem benefícios.
Riquíssimos em vitaminas e minerais, são um aliado para qualquer dieta. Dão uma sensação de saciedade e são uma ótima opção de lanche.
Por terem muitos nutrientes, ajudam a controlar anemias, assim como controlam o colesterol com as suas gordura monoinsaturadas.
Segundo a revista Diabetes Care, os frutos secos ajudam também a equilibrar o controlo glicêmico.
As propriedades de Omega-3 ajudam a reduzir o risco de hipertensão e acidentes vasculares cerebrais.
Como podem ver só benefícios.
Claro que se consumidos em excesso podem levar ao aumento de peso, por isso, não devem ser consumidas mais de 60 gramas por dia, acompanhados com exercício e uma restante alimentação equilibrada.
Uma das coisas mais gosto é risotto de frutos secos. Normalmente coloco noz pecã (quando encontro para comprar, alguém sabe um sitio que tenha sempre?), avelãs, pinhões e passas. Deixo a receita para alguém que queira experimentar.
Ingredientes: 500 gramas de peito de frango cortado em pedaços; 1 cebola; 1 alho francês; raspas de meia cenoura; 25 gramas de pinhões; 25 gramas de noz pecã; 25 gramas de avelãs; 25 gramas de passas pequenas; 1 fio de azeite; 5 dentes de alho (amo alho); 2 raminhos de tomilho-limão; 1 copo de vinho branco; 350 gramas de arroz de risotto; 1 litro de água; 1 caldo de legumes ou galinha; manteiga; queijo creme.
Preparação:
Previamente torra os frutos com excepção das passas.
Numa frigideira anti-aderente, coloca os alhos a refogar no azeite. Após aloirar, acrescenta o frango e deixe apurar e reservar.
Numa outra panela coloca a cebola, as raspas de cenoura e o alho francês finamente cortados com um fio de azeite e deixa refogar.
Envolve tudo e acrescenta o vinho, o tomilho, o arroz, o caldo e a água e deixa cozer por 8/9 minutos, ou o tempo indicado na embalagem do arroz.
Após o arroz estar cozido acrescente o preparado anterior e as passas. Envolve tudo e acrescenta uma noz de manteiga e o queijo creme a gosto, caso queiras mais ou menos cremoso.
Serve ainda quente.
Não tenho nenhuma fotografia da última vez que fiz esta receita mas para a próxima vez não vou esquecer,
Espero que gostem.
Tenho de experimentar! Deve ser uma delícia!
ResponderExcluirbeijinhos
http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/
Hmm adoro risotto e este deve ser um delicia! tenho de experimentar! :)
ResponderExcluirGosto muito de risotto, mas com frutos secos não. Há certas combinações que não consigo mesmo =/
ResponderExcluirAdoro! Então na mesa de Natal não pode faltar :)
ResponderExcluirr: Muito obrigada querida!
R: Pela tua descrição Aveiro parece-me uma cidade fantástica, obrigada! :)
ResponderExcluirVou pensar e rever novamente ambos os cursos para perceber qual gosto mais antes de tomar uma decisão.