domingo, 11 de outubro de 2015

Mês internacional do cancro da mama



Este mês é o mês da prevenção, da sensibilização para um dos flagelos que muitas mulheres sofrem. O cancro da mama.
Além de também afetar homens, este cancro é responsável essencialmente pela morte de mulheres por todo o mundo.
E o flagelo não é só o cancro em si, mas também a forma como a vida da mulher é afetada por isto. Os seis são o símbolo máximo da sexualidade e sensualidade da mulher. A mulher vitima de cancro da mama não só passa por todo o doloroso tratamento, mas também a devastação da sua auto-estima, da sua confiança.

Nunca tive uma caso de cancro da mama na família, mas já apanhei dois sustos valentes. Duas queridas amigas que passaram pela espera interminável, mesmo quando rápida, do resultado. Felizmente, em ambos os casos, eram nódulos benignos.
No entanto, uma amiga da minha mãe passou por este drama. Foram-lhe retiradas as duas mamas, e com muita luta e força conseguiu superar o cancro da mama. Infelizmente, e como nem todas as histórias são felizes, 12 anos depois não conseguiu vencer a guerra contra outro tipo de cancro.
Mas ela lutou, até ao fim. E sempre acreditou.

Acho que este mês de sensibilização serve para isso mesmo, alertar que o cancro não acontece só com as amigas ou conhecidas, amanha podemos ser nós, as nossas mães ou as nossas filhas. É preciso estar informada, é preciso apoiar.

Para as mulheres que hoje sofrem com o cancro da mama, força. A recuperação é possível, e não sendo eu uma pessoa crente digo, acreditem. Em vocês, na vossa força, na vossa coragem.

Para mais informações deixo os sites da organização Laço e da Liga Portuguesa contra o Cancro, onde não apenas nos informa mas também nos mostra como podemos ajudar.




Este mês serve também para várias marcas venderam produtos onde uma percentagem das vendas vai diretamente para a ajuda na pesquisa contra o cancro da mama. É uma forma mais egoísta e centrada de ajuda, mas mesmo assim o objetivo está lá.




Um comentário: