quinta-feira, 17 de setembro de 2015

As praxes.

Ou se adora ou se odeia. Ponto. Há quem ache estúpido, humilhante, degradante e por aí fora. Há quem diga que são dos melhores tempos da faculdade. 
Eu, felizmente, pertenço ao segundo grupo.
Na próxima segunda-feira faz exatamente 6 anos que entrei para a faculdade. Num dia ensolarado, fui toda pintada, cantei e pulei. E isto repetiu-se por uma semana. E que semana. Se na parte da manhã éramos praxados, à tarde era para a diversão. Sem diferenças. 
Nos dois anos que se seguiram foi a minha vez de praxar e foi giro. 
Neste três anos, nunca vi ninguém ser desrespeitado, nunca vi ninguém ser humilhação ou ser colocado de lado apenas porque era contra a praxe. Havia respeito. 
Como qualquer opção na vida, ali podíamos escolher divertirmo-nos com aquilo ou não, e estava tudo bem qualquer que fosse a escolha.  
Eu tenho recordações fantásticas destes momentos. Amizades que foram fortalecidas e gargalhadas que ficam para a posteridade. Mas como digo, porque aceitei a praxe.

Esta semana só se vê calouros a passear por Lisboa. Alguns com uma cara muito assustada e aflitos. Fiquei nostálgica e também desejosa que todos possam ter uma experiencia tão boa como a minha.
Curtam bem esta semana, estudem para a próxima. 


Um comentário:

  1. As praxes são o reflexo das pessoas que a constituem :) Não são más por si só, o problema é quando são as pessoas erradas a praxar... Também tive uma óptima experiência e fico bastante triste quando ouço os abusos que alguns caloiros sofrem

    ResponderExcluir