A internet é um local onde todos temos voz e onde campanhas se fazem muito rápido.
Nos últimos meses uma delas é o pedido de milhares para a Disney criar uma namorada para a princesa Elsa, no próximo filme Frozen.
Para os entusiastas desta campanha, Elsa, que já quebrou algumas barreiras, será o melhor modelo para introduzir as crianças ao universo LGBT.
A verdade é que não há de facto uma personagem da Disney que seja assumidamente homossexual e também eu acho importante a criação de uma figura representativa.
Se acho que deva ser a Elsa? Não, não acho.
Porquê? Porque vamos mais uma vez cair num cliché.
Desde sempre gostei de filmes da Disney e mesmo depois das análises mais sérias feitas às suas histórias e personagem, continuo a achar um mundo encantado necessário.
Ao contrário de muitas meninas, a minha princesa favorita não é a que mais se assemelha à minha imagem mas sim a mais livre na minha opinião. Jasmin.
Já era rica antes do príncipe e casou com alguém de uma classe social inferior.
No entanto, quando surgiu o Frozen, além de não conseguir ouvir mais nenhuma repetição do "Let it go", achei a personagem da Elsa inspiradora.
Ali estava uma mulher forte, determinada e poderosa. Que não precisou de um homem, ou um príncipe neste caso, para atingir a felicidade. Go Disney.
Ora agora, se pegarmos nesta imagem já construída da Elsa e a tornarmos homossexual vamos passar, mais uma vez, a imagem de que uma mulher poderosa e inteligente tem de ser lésbica.
Mulheres heterossexuais serão sempre mais frágeis.
Trocarmos um estereótipo por outro não é uma boa opção e não será nunca.
Se, eventualmente, no futuro Fronzen 2 a personagem principal for homossexual é realmente um avanço, mas pode ser também um retrocesso.
Na minha opinião.
Olha realmente, nem tinha pensado nisso. :o se tornarem a Elsa homosexual acaba por ser outro estereotipo mesmo sem querer! Também acho que a deviam manter assim, até mesmo continuar sem príncipe!
ResponderExcluirSó para dizer que estou a seguir o teu blog eheh, beijinho <3
ResponderExcluirhttp://itsnanacorner.blogspot.pt
completamente de acordo!
ResponderExcluirTotalmente de acordo!
ResponderExcluirbeijinhos
https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/
Não conhecia esse movimento! Num primeiro contacto pensei que seria uma ideia bastante boa, mas depois de ler o teu texto só posso concordar contigo. Realmente correr-se-ia o risco de passar a ideia errada com as melhores intenções!
ResponderExcluir